segunda-feira, 13 de julho de 2015

Pilates nas Patologias da coluna




O médico Joel Steinman explica como melhorar e conduzir  a Hérnia de disco e outras patologias  no Curso Pilates nas Patologias da Coluna, que acontece em Caxias do Sul, São Paulo, Joinville, Florianopolis e Curitiba.


Veja o que você irá aprender:


A prescrição médica de pilates para pacientes portadores de hérnia de disco é cada vez mais frequente, o que torna essencial ao instrutor dedicado e ao aluno o entendimento desta patologia da coluna vertebral. 
 
Denomina-se hérnia de disco a saída do núcleo pulposo para fora dos limites do disco. Geralmente está associada a alguma patologia prévia do disco ou do anel fibroso (discopatia degenerativa e rotura do anel fibroso) e a padrões de retificação (perda da curva) lombar.

Na maioria das vezes, a hérnia aparece após um esforço de levantamento de uma carga com o tronco em flexão e frequente entre homens e mulheres de 25 e 50 anos de idade.



A migração do núcleo ocorre com mais frequência em direção posterior, sendo a migração anterior rara, explica o médico Joel Steinman.  As hérnias discais lombares mais comuns são as que ocorrem nas áreas para medianas laterais direita e esquerda e cerca de 90% atingem os segmentos mais móveis, como L4-L5 e L5-S1.

Os sintomas iniciais incluem dor lombar com irradiação para as nádegas, (dor ciática) coxas, pernas e pés. Dependendo da raiz lombar comprometida, a dor pode piorar com a tosse, a flexão do tronco e a elevação da perna. O quadro clínico ainda pode incluir alteração da sensibilidade, de força e reflexos inclusive com a alteração do controle da urina.


Na fase aguda, o aluno será incapaz de realizar qualquer movimento que aumente a pressão no disco intervertebral sendo, portanto contra indicado o pilates. “Lembre-se pilates não é pronto socorro para tratamento da dor aguda”, adverte o médico.

Após a resolução das fases iniciais, sintomáticas e dolorosas que podem variar de semanas a meses, o aluno deve ser encaminhado para o pilates.

O instrutor deve escolher com cautela e bom senso  o plano de aula baseado na idade do aluno, profissão, características da hérnia, características do disco, tempo de evolução da hérnia, comportamento clínico da hérnia, (está melhorando ou piorando), presença ou não de outras patologias da coluna vertebral que podem estar associadas, (discopatia degenerativa, artrose facetaria, estenose foraminal, estenose de canal vertebral, etc.), presença de retificação lombar (perda da curva lombar), diagnóstico médico, diagnóstico por imagem, tratamento realizados, tratamento atual, estilo de vida do aluno e objetivos do aluno.

Dr. Steinman também recomenda que o instrutor mantenha contato com o médico responsável, caso haja necessidade, em função de um possível agravamento do caso, já que ele também faz parte de fato da equipe de saúde do aluno.

Para maiores informações sobre o Curso de Pilates nas Patologias da coluna vertebral  entrar em contato   www.taopilates.com.br  ou pelo fone  48 -32289898


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário