Essencial para o bom funcionamento do organismo, manter-se bem hidratado é absolutamente importante antes, durante e após a prática de atividade física, promovendo melhores rendimentos desportivos e refletindo-se de forma positiva na saúde.
Ingerir líquidos regularmente durante o dia ajuda a manter um bom nível de hidratação do organismo, essencial para o seu bom funcionamento, equilíbrio e bem-estar. Ao atingir um estado de desidratação, provocada pelo desequilíbrio entre os líquidos ingeridos e aqueles que se perdem através da transpiração, da respiração e da urina, por exemplo, o organismo ressente-se. Isto pode traduzir-se, entre outros, não só na redução do rendimento físico e cognitivo, mas também em tonturas, fadiga, desorientação, aumento do ritmo cardíaco, podendo revelar-se fatal em casos extremos.
Ao aumentar a temperatura corporal, o exercício físico leva ao aumento da transpiração, que deve ser compensado pelo aumento da ingestão de líquidos, de forma a fornecer ao organismo os fluidos necessários ao seu melhor rendimento. Ingerir líquidos regularmente, além de ajudar o organismo a regular a temperatura corporal, ajuda os músculos a trabalhar de forma mais eficiente e, no caso do coração, ajuda-o a bombear o sangue mais facilmente e com menor esforço.
As necessidades de líquidos e sais minerais requeridas dependem de pessoa para pessoa, variando com fatores como a idade, o estado fisiológico e as condições ambientais (humidade, temperatura ou altitude), intensidade e duração do exercício e a roupa usada. Torna-se por isso difícil generalizar a quantidade de líquidos que cada pessoa deve ingerir, mas como ponto de orientação, cerca de uma a duas horas antes da prática desportiva, dever-se-á beber cerca de 500 ml; 15 minutos antes, 250 ml; e, durante o exercício, um copo de água a cada 15 minutos, aproximadamente. Com temperaturas ambientes elevadas e/ou se sentir a transpirar mais do que o habitual, estas quantidades devem ser aumentadas. Há quem sugira pesar-se imediatamente antes e depois do exercício físico e por cada meio quilo perdido, ingerir cerca de meio litro de água ou bebidas isotónicas. O que não deve nunca fazer é esperar até ter sede, indicador já de desidratação.
Matéria publicada no site Record.pt
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário