Você já ouviu falar dos muitos benefícios da atividade física para a saúde. Além de melhorar seu condicionamento físico, a prática de exercícios e esportes também pode melhorar sua auto-estima, coordenação e disciplina (particularmente em crianças). Porém, esses benefícios podem ter um preço: lesões esportivas. Afortunadamente, você pode prevenir muitas lesões esportivas com precauções simples.
Esportes de contato, como futebol, oferecem riscos óbvios de lesões. “Os maiores índices de leões ocorrem em esportes que envolvem contatos e colisões”, diz Dra. Lynne Haverkos, pediatra no NIH (National Institutes of Health). “Lesões na cabeça são as mais sérias e em torno de 21% das lesões cerebrais traumáticas em crianças no EUA está relacionada a esportes e atividades recreativas como ciclismo e skate”, explica Dra. Lynne Haverkos.
É por isso que a primeira coisa que você precisa se certificar é se está usando os equipamentos de segurança apropriados para seu esporte.
É por isso que a primeira coisa que você precisa se certificar é se está usando os equipamentos de segurança apropriados para seu esporte.
Porém, qualquer parte do seu corpo pode se lesionar durantes esportes ou exercícios físicos. Muitas lesões envolvem o sistema músculo esquelético: músculos, ossos e tecidos relacionados, como cartilagens. “Torções e distensões estão entre as lesões mais comuns”, explica Dra. Haverkos, adicionado “joelhos, tornozelos e pulsos são as articulações mais comumente lesionadas”.
Equipamentos podem influenciar nesses tipos de lesões também. Desde calçados apropriadados para corrida, até os patins corretos para patinação, bons equipamentos que se ajustam perfeitamente podem ajudar a prevenir muitos problemas.
Lesões esportivas em jovens e crianças
Lesões esportivas em jovens e crianças
As pessoas tendem a ter diferentes tipos de lesões. Os ossos, músculos, tendões e ligamentos de atletas jovens, por exemplo, ainda estão em crescimento e mais susceptíveis a lesões. Suas placas de crescimento são mais fracas que os ligamentos e tendões próximos.
Crianças que ainda estão aprendendo um esporte possuem maior risco de lesões. Elas podem ser mais susceptíveis a quedas ou colisões porque o corpo ainda não está treinado para se mover da forma correta para o esporte. Caso seu filho pratique esportes, certifique-se que ele está sendo orientado por um profissional qualificado, que o ensinará a técnica correta. Também verifique se o equipamento esportivo do seu filho se ajusta apropriadamente, e que ele o está usando da forma correta. Além disso, veja se o local da prática esportiva é seguro. Campo de futebol esburacado e traves do gol sem manutenção podem causar lesões sérias.
Dra. Haverkos diz que o ideal é que as crianças sejam agrupadas de acordo com seu nível de habilidade e tamanho, não pela idade. Se isso não for possível, deve-se elaborar atividades para acomodar crianças com diferentes níveis de habilidade. Quando duas crianças da mesma idade, mas diferentes níveis de maturidade física, competem entre si, a menos madura fisicamente terá maior risco de lesão.
Outro erro que os pais frequentemente cometem é forçar seus filhos em um nível de competição para o qual eles não estão preparados. Dra. Haverkos diz: “competição deve ser menos importante do que se divertir e socializar. O esporte fornece formas valiosas de estar fisicamente ativo, desenvolver habilidade, sociabilizar e se divertir”.
Pais e treinadores nunca devem forçar uma criança com dor. “Se você forçar elas podem agravar.
Pais e treinadores nunca devem forçar uma criança com dor. “Se você forçar elas podem agravar.
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário