Um estudo desenvolvido em 2014 pelo Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, revelou que, para reduzir o índice de obesidade infantil é necessário incluir a prática de atividade física intensa.
De acordo com um levantamento feito pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), uma em cada 3 crianças tem excesso de peso. Valores que colocam Portugal entre os países da Europa com as maiores taxas de prevalência de obesidade pediátrica, mas este levantamento alerta para todos os outros países, inclusive o Brasil que possui uma grande taxa de crianças obesas.
Para tentar contrariar estes números é essencial, além de incutir hábitos de alimentação e hidratação saudáveis, incentivar as crianças para a prática de exercício físico de forma regular.
Segundo noticia o Sapo Lifestyle, um estudo desenvolvido em 2014 pelo Laboratório de Exercício e Saúde da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, revelou que “para reduzir o índice de massa gorda nas crianças é necessário incluir a prática de atividade física intensa”.
A avaliação, realizada com acelerómetros em 175 raparigas e 168 rapazes, entre os 10 e os 12 anos, teve como objetivo determinar as associações entre a dose de dispêndio energético de intensidade moderada versus intensidade elevada e a obesidade total e abdominal infantil.
Os investigadores observaram que estes indicadores de obesidade estavam somente associados com a atividade física de intensidade elevada. As diretrizes da prática da atividade física defendem que as crianças devem praticar pelo menos 60 minutos de atividade moderada por dia e que as intensidades elevadas devem ser incorporadas pelo menos 3 vezes por semana.
Embora ainda não seja claro o contributo da intensidade da atividade física, este estudo vem chamar a atenção para a importância da atividade física de intensidade elevada para que as crianças consigam ter uma composição corporal mais saudável e combater este problema dos tempos modernos, a obesidade.
Tal como acontece com os adultos, as crianças devem ser acompanhadas por especialistas, médicos e profissionais ligados à prática do exercício, de forma a adaptar o esforço às necessidades e capacidades corporais. A prática de exercício é essencial e deve ser incentivada desde os primeiros anos de vida do bebé.
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário