Mais do que um padrão alimentar, a Dieta Mediterrânea pode ser considerada uma cultura, combinando ingredientes de agricultura biológicos, com formas de cozinhar de diferentes locais e tradições, o que juntamente com uma maior atividade física bem como uma atmosfera social descontraída, que caracteriza os povos mediterrâneos, se poderá afirmar como um estilo de vida saudável.
São predominantes os alimentos de origem vegetal, como pão de trigo ou outros cereais pouco refinados, massa arroz, azeite, legumes e fruta fresca, como citrinos, contando também com um consumo moderado de vinho às refeições ao contrário dos povos nórdicos que bebem quantidades intoxicantes de cerveja e bebidas espirituosas. A ingestão de carne vermelha em poucas quantidades contribui igualmente para um estilo de vida saudável.
Dieta Mediterrânica e a prevenção de doenças
Estudos científicos demonstraram que a Dieta Mediterrânea é também um forte aliado na prevenção de doenças coronárias e cardiovasculares, sendo esta tanto maior quanto mais elevado for o consumo de gordura, em exceção verifica-se que na dieta mediterrânica reduz este risco devido ao seu baixo teor de ácidos gordos saturados (azeite) contribuindo também para um estilo de vida saudável ao alto teor de fibras alimentares, assim como a abundância de antioxidantes próprias desta dieta.
Segundo a pirâmide alimentar da Dieta Mediterrânica, a ingestão de água e infusões deve ser privilegiada, sendo o seu consumo preferencialmente diário de 1,5L a 2L, seguindo-se do consumo de pão e cereais, que devem fornecer, deste modo, a energia necessária para todo o dia, a fruta e os produtos hortícolas, que são abundantes em Portugal e provenientes de uma agricultura biológica de excelência com alto teor de vitaminas e minerais, aconselhando-se o consumo diário de sopa e fruta como a sobremesa mais frequente, a sazonalidade de alguns alimentos é um fator que influencia a ingestão das frutas e dos legumes podendo optar pelo consumo de maçã, pera, laranja, banana, couve, feijão-verde, brócolos, alho-francês e batata-doce como alternativa à batata branca.
Assente em gorduras saudáveis
Em cada refeição principal é recomendada a escolha do azeite como principal fonte de gordura por este ser rico em ácido gordo monoinsaturado, reduz os níveis de colesterol e, apesar das calorias extra que implicam a ingestão de todas as gorduras, não se encontra associado a excesso de peso e obesidade.
Para a escolha do melhor azeite deve ser privilegiado o virgem extra, sendo que a sua cor verde escura que apresenta é devida à riqueza em antioxidantes, que se perdem parcialmente nos processos de refinação, branqueamento ou de obtenção do azeite por métodos de aquecimento salientando que este possui uma forte resistência às temperaturas elevadas eleito também para os temperos.
Outras características
As especiarias possibilitam a diminuição do sal, e o alho, cebola, frutos secos e azeitonas são uma ótima fonte de fibra, o que faz com que sejam uma parte integrante importante da lista dos componentes alimentares diários da Dieta Mediterrânica, o consumo de lacticínios deve ser diário e moderado dando preferência aos produtos lácteos de baixo teor de gordura.
Quanto ao vinho este possui flavonóides próprios do vinho tinto com a sua poderosa ação antioxidante que também contribuem para a melhor saúde cardiovascular.
Em relação à carne e ao peixe, considera-se que a proteína animal não deve constituir a maior percentagem do prato, sendo o peixe o eleito para ser consumido um maior número de vezes por semana comparativamente com a carne, que deve ser consumida apenas duas vezes por semana dando preferência à carne branca, a carne vermelha e a carne processada deve ser consumida em pouca quantidade e com menor frequência.
No topo da pirâmide alimentar está a doçaria, que faz parte da tradição portuguesa mas que deve ser consumida com moderação, pois em geral têm uma quantidade significativa de açúcar e gorduras.
Devido ao esforço que foi feito em Portugal, nomeadamente o trabalho de sensibilização e pressão desenvolvida levou à coroação recente com a atribuição pela UNESCO de património imaterial da humanidade à dieta mediterrânica portuguesa.
Matéria publicada no site Mundo Portugues
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário