segunda-feira, 19 de outubro de 2015

E se o ‘efeito placebo’ for o segredo para correr mais depressa?


De acordo com o estudo realizado na Universidade de Glasgow, o ‘efeito placebo’ é a chave para se correr mais depressa. Mas esta conclusão depois de terem sido ‘enganados’ 15 corredores amadores.

Acreditar que algo que se ingeriu faz com que se corra mais depressa, faz com que, de fato, se corra mais depressa.

E se a velocidade de uma corrida depender do fator psicológico? Pois bem, se muitos estudos já vinham revelar o impacto da mentalização na capacidade de cruzar a meta, uma recente investigação vem reforçar a ideia de que para se correr mais depressa é preciso acreditar que se ingeriu algo para esse efeito.

De acordo com o estudo realizado na Universidade de Glasgow, o ‘efeito placebo’ é a chave para se correr mais depressa. Mas esta conclusão depois de terem sido ‘enganados’ 15 corredores amadores.

O estudo
Para a investigação, os cientistas recrutaram 15 homens corredores (mas que não o faziam profissionalmente) e informaram-nos de que seriam ‘cobaias’ de uma nova e legal fórmula para que se corresse mais depressa.
Aos participantes, os investigadores ‘venderam’ a ideia de que iriam testar um novo fármaco à base de eritropoietina (E.P.O. – substância que tem o mesmo efeito que o doping, isto é, aumenta o número de glóbulos vermelhos e, por consequência, do oxigénio nos músculos), mas na verdade apenas consumiram uma solução salina, que foi injetada em metade do grupo, lê-se no The New York Times.

O resultado
Os inquiridos que receberam, em grupos alternados, a ‘fórmula Speedy Gonzalez’ disseram ter menos dificuldade em treinar e que, na verdade, tinham corrido três quilómetros mais depressa do que o habitual (cerca de 1,5%) e tinham tido menos dificuldade em recuperar, claro, não sabendo que o tal ‘elixir de velocidade’ era, na verdade, água com sal.
Para os investigadores, este resultado prova que o ‘efeito placebo’ é altamente eficaz na prática de exercício físico, uma vez que estimula inconscientemente a prática da atividade e a vontade de fazer mais, melhor e mais depressa.

Matéria publicada no site Notícias ao Minuto

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário