quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Treinar durante o inverno recompensa no verão



É importante preparar no inverno a parte de resistência física e muscular, já perdendo um pouco de peso para que, quando chegar o verão, já esteja com a estética em ordem.

Durante o inverno, experimentar as mais deliciosas receitas, geralmente ricas em calorias e trocar a academia por um bom filme debaixo do cobertor é bem comum. Mas não podemos esquecer de que o verão começa em poucos meses, e aí chega aquela hora em que queremos colocar uma roupa que mostra mais o corpo. Acontece que o descuido durante a estação mais fria do ano pode acabar comprometendo o visual.

Segundo o educador físico Renan Arnoni, 31 anos, proprietário da Academia Arnoni Fitness e do Renan Arnoni Studio Personal, no inverno, as pessoas fazem menos atividades físicas, principalmente quem gosta de fazer exercício ao ar livre. “Nessa época do ano, as pessoas sentem a necessidade de comer mais e, com o frio, preferimos ficar em casa. Isso faz com que elas ganhem peso e percam saúde, ingerindo mais calorias e gastando menos”, explica, ressaltando que, com o clima mais fresco, a sensação de desgaste é menor, a fadiga não é tão grande quanto no calor e a transpiração é menor.

Quem começa a cuidar do corpo agora, durante esses três meses, consegue chegar ao verão com bons resultados. “É importante preparar agora a parte de resistência física, a parte muscular, já perdendo um pouco de peso para que, quando chegar o verão, já esteja com a estética em ordem. Então, se a pessoas começa, agora, no inverno passa por essa fase de adaptação e vai aumentando, gradativamente, a intensidade dos exercícios e, no verão, está com um resultado legal, preparado para pegar mais pesado”, ressalta o educador físico.

De acordo com Renan, não existe idade nem perfil exato para fazer atividade física. “Todos podem fazer. A intensidade vai depender de uma avaliação física, uma conversa com um profissional para que ele possa traçar um plano de exercício com segurança. Pode ser uma criança com 8 anos de idade até uma pessoa com 90, desde que tenha um acompanhamento com atividades adaptadas ao perfil da pessoa”, disse.

Quem quer perder peso ou ganhar massa muscular e definir o corpo deve fazer, basicamente, três tipos de atividade: alongamento, exercícios resistidos (de musculação) e atividades cardiovasculares (aeróbicas).

Ainda segundo Renan Arnoni, o resultado que a pessoa vai apresentar é proporcional à dedicação. “Quem vêm duas vezes por semana na academia vai ter um resultado mais lento em relação a quem vem todos os dias. Quem frequenta a academia todos os dias e se alimenta bem, vai ter um resultado bem mais rápido. Enfim, depende de uma série de fatores, mas com certeza, em três meses, e para quem quer e se dedica, dá para ter um excelente resultado”, comenta.

Renan destaca que a orientação de um profissional da área é importante. “Montamos um programa adequado, considerando a disponibilidade de tempo, o que espera com os exercícios, o histórico de atividade. Também atentamos para as restrições de saúde. Enfim, o aluno vai se adequar a um programa voltado para atendê-lo. Lembrando que a alimentação é fundamental. O nutricionista monta uma estratégia alimentar ba­seado nos horários da pessoa. Têm pessoas que treinam bem, mas não têm uma boa alimentação. E outras que comem bem, mas não fazem exercícios. O ideal é balancear as duas coisas”, lembra.

A dica do educador é se exercitar por, pelo menos, 1h, de preferência, todos os dias e se alimentar bem. “Procure um profissional com experiência para que ele possa orientar, fazendo as atividades de maneira eficaz. É importante procurar uma atividade que goste para fazer com prazer e a longo prazo, não só no verão. Outra dica é não esperar milagre. Quem não gosta de academia, pode fazer corrida ou caminhada. Quem não gosta de exercício ao ar livre e prefere uma atividade mais tranquila, pode procurar um ioga ou pilates. Existem diversas opções”, finaliza.
Serviço



Matéria publicada no site Jornal Correio da Cidade

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE


CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário