quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Brasil tem quase metade da população sedentária



O Ministério do Esporte adverte: o Brasil tem 45,9% da população sedentária. São 67 milhões de pessoas que não fazem atividade física ou praticam esporte. O problema é mais comum entre as mulheres. Como o incentivo aos exercícios deve começar cedo, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) declarou que os esportes são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois aumentam a capacidade de aprendizagem, e proporcionam benefícios como estimular as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade.

Nas unidades da escola de Educação Infantil CEAV Jr., os alunos são logo incentivados a praticar exercícios físicos: são oferecidas aulas de judô, capoeira e balé para crianças de 1 a 6 anos. A capoeira é atividade mista. O professor Alisson Sintra, ou mestre Bambu, destaca os benefícios do esporte para quem está na Educação Infantil:

“Trabalhamos mais o lado lúdico da luta, porque essa é uma parte importante para as crianças. Conduzimos para uma área em que podemos trabalhar a amizade. A partir de um ano de idade já introduzimos a capoeira, porque ela vai trabalhar com o alongamento dos alunos, a lateralidade. Os movimentos são adaptados às faixas etárias, e o grau de dificuldade vai aumentando junto com a idade”, explica Alisson.

Pandeiro, bambolês, cordas e cones. Com esses objetos os alunos aprendem a atividade em clima de muita descontração. Mestre Bambu explica que os movimentos são ensinados por meio de associação com os animais, e a proposta é que os alunos, sobretudo os mais novos, imitem, por exemplo, o andar de girafas ou de elefantes. Em relação aos aspectos físicos, a capoeira oferece: resistência aeróbica e anaeróbica, velocidade, flexibilidade, resistência muscular, aumento de reflexos, agilidade, equilíbrio, coordenação e ritmo.

Para os pequenos capoeiristas, a experiência ainda aumenta o interesse pela musicalidade. Carolina Lobo, uma das alunas do mestre Bambu no CEAV Jr., diz que gosta “muito das músicas da capoeira e de gingar”.

De acordo com Silvana Emília Ferreira, diretora pedagógica do CEAV Jr., a capoeira na Educação Infantil contribui para a transmissão de valores como respeito, regras e limites, além de estimular a aceitação da vitória ou da derrota.

“O esporte também é um meio eficaz de complemento ao ensino e uma forma eficiente de aumentar o interesse e o desempenho na escola”, garante Silvana.

Exemplo

As crianças no CEAV Jr. recebem o incentivo para se tornarem referências no esporte por meio do atleta de Tae-kwon-do Diego Azevedo. Diego é ex-aluno do CEAV Jr., e patrocinado pela instituição. Ele tem 24 anos e começou a praticar a luta aos 4 anos de idade, por estar acima do peso. O investimento no esporte rendeu a ele a faixa preta 3º Dan e cerca de 100 medalhas. Diego ocupa a primeira colocação no ranking de Tae-kwon-do no Distrito Federal, o segundo lugar no ranking nacional, e está entre os 50 melhores na colocação mundial. O objetivo de Diego é ser o representante brasileiro do esporte nas Olimpíadas de 2016, e ficar entre os 20 melhores do mundo.

“O esporte leva a um aumento no desenvolvimento neuromotor da criança, além de prevenir algumas doenças como a obesidade e a depressão, já que estimula a criança ao convívio social e também a queima de gordura de uma forma mais divertida. Destaco as artes marciais, que promovem a disciplina e a atenção do pequeno praticante aspectos como o respeito, hierarquia e superação”, declara Diego Azevedo.

Por Patrícia Fahlbusch


Matéria publicada no site Maxpress


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