sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Como a genética pode influenciar no desempenho do treino


A capacidade de resistência, desempenho muscular, susceptibilidade a lesões, composição de massa de um organismo, ou de aptidão psicológica, são influenciados pelos genes presentes no seu DNA, herdados hereditariamente.

Começar e manter uma atividade física regularmente não é tarefa simples, já que são vários os fatores que contribuem negativamente para aqueles que buscam adotar a prática esportiva. Cansaço, falta de tempo, problemas físicos ou preguiça são alguns dos empecilhos mais comuns para quem quer mas não consegue se exercitar. O pior é que mesmo aqueles que conseguem superar tais entraves ainda estão propensos a encontrar outros, por conta de questões relacionadas à genética – saiba também sobre os motivos que dificultam a perda de peso.

GENES PRESENTES EM CADA INDIVÍDUO PODEM FAZER COM QUE ELE SEJA MAIS PROPENSO A TER OU NÃO LESÕES

Não importa se você é um atleta profissional de elite ou um cidadão comum que faz corridas diárias para manter a forma. Em função de fatores genéticos, todos estão sujeitos a terem maior ou menor inclinação para realizar determinada atividade física – conheça o popular “treino de sete minutos”.

Isso significa dizer que a capacidade de resistência, desempenho muscular, susceptibilidade a lesões, composição de massa de um organismo, ou de aptidão psicológica, são influenciados pelos genes presentes no seu DNA, herdados hereditariamente.

SABER DA INFLUÊNCIA DAS VARIANTES GENÉTICAS DIRECIONA O TREINO NO CAMINHO MAIS SAUDÁVEL

É sabido que cerca de 66% da variabilidade da performance atlética deve ser explicada por fatores genéticos aditivos, o que pode ser definido em outras palavras como uma extensa combinação de genes distintos envolvidos com o metabolismo e tudo aquilo que esteja ligado ao exercício.

Os outros 34% dessa variação são explicados pelos fatores ambientais. Já que as variantes genéticas podem gerar pré-disposição a certo tipo de lesão ou determinar o nível de absorção de nutrientes, fica mais fácil saber como reparar uma possível carência ou dificuldade.

Por Fabrício Mainenti

Matéria publicada no site

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário