quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Ballet Fitness alia os benefícios da dança ao alto gasto calórico


Misturando passos de balé clássico com exercícios de agachamento, abdominal e flexão, o ‘Ballet Fitness’ tem se mostrado uma interessante alternativa de atividade física para aqueles que querem fugir da musculação e das séries de repetições de uma academia.

Com foco no trabalho intenso dos músculos, a atividade une passos clássicos e aeróbicos. O ‘Ballet Fitness’ proporciona benefícios como agilidade, músculos fortalecidos e alongados, alinhamento corporal, força abdominal e resistência muscular.

Manaus – Misturando passos de balé clássico com exercícios de agachamento, abdominal e flexão, o ‘Ballet Fitness’ tem se mostrado uma interessante alternativa de atividade física para aqueles que querem fugir da musculação e das séries de repetições de uma academia. A modalidade, que já é uma febre no eixo Rio – São Paulo, finalmente chega a Manaus e promete agradar a todos que buscam um corpo longilíneo, flexível e tonificado.

Criado há 22 anos pela professora Betina Dantas, após ela ter sofrido uma lesão no joelho e não poder mais subir na sapatilha de pontas, o ‘Ballet Fitness’ funciona, não como uma dança, mas como um treino acessível e dinâmico. “Não necessariamente o aluno precisa ter conhecimento de dança ou balé. Qualquer um, homem ou mulher, pode praticar o ‘Ballet Fitness’. A diferença é que, quem já praticava o balé clássico, ou alguma dança, vai poder acompanhar a aula mais rapidamente”, explicou o bailarino Arley Paiva.

Além de promover uma melhora no sistema respiratório, no equilíbrio e na agilidade do corpo, a modalidade também é um auxílio para os que buscam perder alguns quilinhos. “Em uma aula de uma hora de duração, o aluno pode queimar de 800 a 1.000 calorias. Estes exercícios, aliados a outros fatores, ajudam o praticante a emagrecer”, afirmou Arley, que, atualmente, concluiu o seu curso de graduação em Educação Física.

Para que o Ballet Fitness substitua completamente a ginástica e a musculação, o ideal, segundo Arley, é que o aluno faça de duas a três aulas por semana. “As aulas, obviamente, não são recomendadas para pessoas com lesões graves, mas isso é também uma preocupação nossa, tanto que, quando recebemos aluno novo, a professora pergunta se ele tem algum problema nos joelhos ou na coluna, por exemplo”, disse Arley, que também é proprietário do Studio 7, em Manaus, espaço que sedia as aulas.

Conforme a professora de Ballet Fitness, Bárbara Barbosa, o grande foco da prática é o aumento no número de repetições e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. “Não há uma área que é mais trabalhada do que a outra. Trabalhamos o corpo todo durante as aulas. Perna, braços, costas, peito, abdômen, tudo recebe a devida atenção”, disse a professora formada em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ela diz, ainda, que em um ou dois meses, já é possível notar diferenças no corpo. “Os primeiros meses são um pouco puxados, mas nada que vá além do limite de cada pessoa. Durante as aulas, começamos com alongamento, trabalhando a flexibilidade, e, depois, passamos para as barras, executando movimentos clássicos do balé. Também utilizamos alguns pesos e caneleiras. Por fim, vamos para os colchonetes e fazemos abdominais”, disse ela, que também praticou o balé clássico até os 12 anos, no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

Bárbara ressaltou, ainda, que para começar as aulas, o equipamento necessário é básico: leging, colant e sapatilhas. Com foco na tonificação corporal, a professora contou que o Ballet Fitness também trabalha a memorização, alonga os músculos, alinha o corpo, fortalece o abdômen e a lombar.


História

E foi justamente na busca de uma atividade física que fugisse dos alteres e esteiras que a ex-bailarina Betina Dantas criou o Ballet Fitness e o tornou uma marca registrada sua. Decidida a usar os movimentos e exercícios do balé clássico ao seu favor, Dantas deu seguimento ao projeto que proporcionaria às praticantes um físico de bailarina, ou, em suas palavras, “o físico mais bonito e harmônico de todos”.



Matéria publicada no site D24am


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário