terça-feira, 18 de agosto de 2015

9 mitos sobre o vegetarianismo


Afirmações de que o vegetariano ficará desnutrido em pouco tempo, terá anemia profunda ou que por “comer muita salada” não adoecerá jamais, são comuns. Mas será que tudo isso é verdade?

É só alguém se tornar vegetariano que as críticas logo chegam. Às vezes construtivas, mas, na maior parte, frutos de um desconhecimento da dieta que será seguida.

Afirmações de que o vegetariano ficará desnutrido em pouco tempo, terá anemia profunda ou que por “comer muita salada” não adoecerá jamais, são comuns.

Mas será que tudo isso é verdade?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que há vários tipos de vegetarianos. Existem os que deixaram de lado as carnes, mas se permitem comer ovos e beber leite. Há outros que cortam o ovo da dieta.

Alguns deixam o leite de lado. Por fim, há aqueles que não comem nada de origem animal: nada de leite ou ovos. O que todos têm em comum são as corriqueiras dúvidas sobre a saúde e a dieta diária.

O iG Saúde elaborou uma lista com os mitos mais comuns e pediu para especialistas esclarecê-los.

>> Confira abaixo os mitos mais comuns sobre vegetarianismo:


Vegetarianos podem sofrer com falta de nutrientes, como ferro, cálcio e vitamina B12
Mito. Segundo a nutricionista do HCor Juliana Dantas a dieta vegetariana é segura quando bem planejada. “Se seguida normalmente, não há o risco de desenvolver uma deficiência nutricional”.
A especialista Cristina Ferreira, da empresa alimentícia Superbom, diz que o vegetariano deve fazer exames regulares para acompanhar a situação das vitaminas no organismo.
“Principalmente no caso da vitamina B12, para aqueles que não consomem ovos ou leite”, diz. Com o acompanhamento de um nutricionista, no entanto, todas essas dietas são seguras e, quando bem feitas, não há risco de falta de nutrientes.



Vegetarianos são mais suscetíveis a doenças relacionadas à falta de alimentação saudável
Mito. “Se o vegetariano tiver uma alimentação saudável, equilibrada, com proteínas, vitaminas e minerais, não há impacto negativo na saúde”, explica Juliana.
Segundo Cristina, adeptos da dieta têm até incidência menor de problemas no coração, de diabetes e de colesterol. “De acordo com os cientistas da Universidade de Oxford, o risco de hospitalização e morte por doenças cardiovasculares nos vegetarianos é 32% menor em comparação com as pessoas que consomem carne e peixe”, diz.



Quem é vegetariano não come proteína
Mito. Os vegetarianos que consomem ovos e leite comem proteína animal. Já os que não consomem nada de origem animal conseguem a proteína de origem vegetal, explica a nutricionista do HCor.
“Temos a proteína de origem vegetal, vinda das leguminosas, como o feijão, grão-de-bico, lentilha ou soja. As oleaginosas, como nozes e amêndoas, também têm proteína vegetal”, diz Juliana.



Seguir uma dieta vegetariana quando estiver grávida faz mal à mãe e ao bebê
Mito. Juliana diz que as gestantes também podem ser vegetarianas, mas é preciso um acompanhamento médico para assegurar que a dieta está sendo seguida da maneira mais adequada. “Como qualquer gestante, é necessário tomar também um polivitamínico”, explica.



Os vegetarianos tendem a viver menos, já que comem menos proteínas
Mito. “Não há fundamento algum nessa afirmação”, diz Juliana. “Os que seguem a dieta à risca acabam consumindo melhores alimentos, maiores quantidades de vegetais, de legumes, de verduras e de frutas. Com isso diminuem o consumo de gorduras saturadas e acabam sendo até mais saudáveis”.
Se o vegetariano não segue uma boa dieta, no entanto, os riscos de doenças aumentam da mesma forma que acontece em qualquer dieta inadequada.



Vegetarianos têm maior perda muscular na terceira idade, por causa da falta de proteínas
Mito. “Na verdade, com o passar dos anos e com o envelhecimento, a população inteira sofre com redução da massa muscular”, conta Juliana. Com uma alimentação balanceada e atividade física, os idosos adeptos do vegetarianismo também conseguem manter a massa muscular adequada para a idade.
“Os idosos acabam reduzindo proteínas com o envelhecimento. Mas estudos mostram que os que fazem atividade física mantêm a massa muscular de uma forma melhor do que o sedentário”, diz a nutricionista do HCor.



Criança vegetariana é sinônimo de problemas
Mito. “A criança pode ser saudável, desde que siga a dieta vegetariana de uma forma equilibrada”, afirma Juliana Dantas. Variedade de legumes, verduras e frutas é fundamental.



Vegetarianos nunca ficam doentes, já que só comem alimentos saudáveis
Mito. Juliana explica que qualquer pessoa, por mais que tenha uma alimentação saudável e bons hábitos, pode ficar doente. “O que pode acontecer é diminuir a frequência, mas não podemos falar só em relação à alimentação, já que outros fatores podem influenciar a saúde”, diz.
“Em geral, quem segue uma alimentação equilibrada – independente se vem do vegetal ou animal – e faz atividade física, tende a ser menos susceptível a doenças”.



Vegetarianos não engordam, pois só comem saladas
Mito. Vegetarianos podem engordar se não seguirem uma boa dieta. “Se não tiver uma equilíbrio na escolha dos alimentos, aumenta-se o consumo de carboidratos, para saciar. Com isso, aumenta também o consumo de doces e acaba engordando”, diz Juliana.



Matéria publicada no site Tribuna da Bahia

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE

CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário