segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Treinamento Funcional: o que é, seus benefícios, exercícios e um comparativo com a musculação


Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral.

O indivíduo pode ter o gasto médio de 800 calorias em uma hora de funcional. Correndo durante o mesmo tempo, se reduz cerca de 700 calorias.

Treinamento funcional. Com toda certeza você já ouviu falar sobre o assunto. Mas hoje, no blog, não vou somente apresentar este treino que vem sendo bastante procurado nos últimos tempos, mas também irei fazer um comparativo entre essa atividade e a musculação. Afinal, um pode substituir o outro e qual o ideal para você?

Antes de tudo, é importante esclarecer que o treinamento funcional se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Ele tira a pessoa dos movimentos mecânicos e eixos definidos ou isolados, como acontece na musculação. Por isso, virou uma alternativa para quem estava cansado dos exercícios mais tradicionais na academia. É um método que ajuda a prevenir lesões, gera melhorias cardiovasculares, a redução do percentual de gordura, emagrecimento e definição muscular. Para trabalhar a musculatura profunda, são utilizados acessórios como elásticos, cordas, bolas, cones, discos e hastes. A frequência considerada para realizar a modalidade é de três vezes por semana.

Além de fatores como idade e sexo, a prática do treinamento funcional tem muito a ver com o histórico de cada praticante. Pessoas que, ao longo da vida, praticaram diversas modalidades esportivas e atividades físicas, certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento. Porém, isso não quer dizer que se você nunca entrou numa academia, ou nunca se aventurou a jogar vôlei, não pode realizar essa atividade. O fato é que dependendo do nível de condicionamento físico, o indivíduo pode ter o gasto médio de 800 calorias em uma hora de funcional. Correndo durante o mesmo tempo, gasta-se cerca de 700 calorias.

“Até pouco tempo atrás, prevaleceu a cultura de treino de força voltado para ganhar músculos e queimar calorias, deixando de lado a qualidade do movimento”, observa Rafael Lund, personal trainer da Clínica Spaço Heloísa Rocha, no Rio de Janeiro, que une o funcional a outras técnicas para no treino das clientes como Flávia Alessandra, Isis Valverde e Deborah Secco. O mundo das celebridades, inclusive, envolvendo tanto mulheres como homens, foi um dos primeiros a difundir esse tipo de atividade dinâmica.

Um dos pilares do treinamento funcional é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que inclui os músculos do abdômen, dos quadris e da região lombar e responde pela estabilização da coluna vertebral. A sacada do funcional é acionar essa musculatura em todos os exercícios, não só nos abdominais. Como no afundo, por exemplo: para evitar que o corpo oscile e o movimento perca efeito, o abdômen tem que estar ativado. Como em um movimento de rotação de tronco: contraindo a barriga, você impede que os quadris girem, o que reduziria o benefício do exercício. Resultado: barriga definida.

Como o foco do treinamento funcional é trabalhar os músculos de forma global, o perigo de sobrecarregar uma ou outra parte do corpo e se machucar é menor. Porém, como em qualquer atividade física, o ideal é contar com a orientação de um profissional capacitado para a modalidade, se concentrar em dobro nos movimentos e respeitar os limites do seu corpo enquanto se exercita.

Musculação x Treinamento Funcional

Depois de apresentar e detalhar sobre o Treinamento Funcional, você deve estar curioso em saber se este método substitui realmente a musculação. A resposta é que depende do resultado que você quer alcançar. Explico: O treinamento Funcional agrega volume e definição muscular, com a vantagem de manter a harmonia estética, mas se o objetivo é obter um corpo de fisiculturista, aí você tem que “pedir” auxílio da musculação, pois somente ela será capaz de dar volume.

Na opinião do profissional de Educação Física Vander Araújo, o ideal é unir os dois métodos de exercícios para garantir eficiência. “É importante ressaltar que tanto a musculação quanto o treinamento funcional vão melhorar a qualidade de vida. Porém, na musculação o foco é a força e no funcional o foco é a flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência, potência e todas as outras capacidades físicas que possuímos. Hoje o aluno que realiza o treinamento funcional dentro de sua série de musculação só terá ganhos, irá aumentar o gasto energético e trabalhará outras capacidades que normalmente não são trabalhadas em uma série de musculação convencional. Por isso, a junção dessas modalidades é o caminho para quem quer algo dinâmico e resultados mais rápidos”, afirmou.

Resumo dos benefícios

Melhore seu corpo com exercícios funcionais, que trazem resultados estéticos e práticos no seu dia-dia a curto e longo prazo. Fique de olho nos principais benefícios dessa atividade:

• O programa se adapta a você e as suas necessidades.
• Treine diversas habilidades motoras.
• Ganhe saúde, performance e o corpo dos seus sonhos.
• Treine movimentos, não apenas músculos.
• Altamente motivador pela quantidade de infinita de exercícios e possibilidades.

• Desenvolvimento da percepção dos movimentos.
• Melhoria da postura geral e durante os exercícios.
• Melhoria do equilíbrio muscular (simetria).
• Melhoria da eficiência dos movimentos.
• Aumento da estabilidade da região core (saúde da coluna vertebral).
• Melhoria do equilíbrio estático e dinâmico.
• Aumento de força muscular.
• Melhoria das estruturas afetadas por lesão no processo de reabilitação.


Agora que você já está por dentro do que o Treinamento Funcional pode fazer por você, comparado a musculação, opte pela atividade que melhor vai se adequar a sua rotina e, principalmente, ao seu gosto! O segredo para não somente iniciar, mas se manter na prática esportiva, é se dar bem com o tipo de exercício, treino ou modalidade que você escolheu. Não esqueça disso. Manter-se sempre em movimento é a meta! Até a próxima com mais dicas.

Matéria publicada no site A Crítica

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Falta de resultados e lesões são fatores de desistência da prática de atividade física


Pesquisa mostra que jovens entre 16 e 24 anos estão desistindo cada vez mais de praticar atividade física. O índice de desistência nesta faixa etária chega a 45%.

Segundo pesquisa anual realizada pelo IHRSA Global Report 2015 (International Health, Racquet & Sportsclub Association), respeitado relatório sobre o panorama do mercado mundial do fitness, o Brasil é o 2º país com maior número de academias por habitante.

A análise engloba 18 países: EUA, Brasil, Alemanha, Argentina, México, Coréia do Sul, Itália, Canadá, Reino Unido, Japão, Espanha, Índia, Rússia, Austrália, França, China, Arábia Saudita, África do Sul.

De acordo com o levantamento, hoje o Brasil possui cerca de 31.800 academias distribuídas de norte a sul do país. Porém, apesar de registrar 7,952 milhões de alunos, a taxa de penetração da população em academia é de apenas 3,97%.

Já números da Fitness Brasil, empresa que há 27 anos atua no mercado de fitness, saúde e bem-estar no Brasil e na América Latina – responsável pelos principais eventos do segmento, a mensalidade brasileira gira em torno de USD26, e é um dos fatores menos relevantes para a prática de atividade física. “Isto é um sinal claro que, se melhorarmos o serviço prestado, o número de praticantes tende a crescer muito”, acredita Gustavo Almeida, diretor executivo da Fitness Brasil.

Dados de uma pesquisa do IBGE (“A prática de esporte no Brasil” – http://www.esporte.gov.br/diesporte/2.html), relata que dos 25,6% praticantes de atividade física, apenas 12,3% estão em academias e apenas 1,4% abandonam os exercícios por motivos econômicos. Outro grande fator de desistência é a falta de resultados (6,1%), mesmo tendo 28,3% dos praticantes terem recebido orientação de um profissional de educação física.

A pesquisa ainda mostra que jovens entre 16 e 24 anos estão desistindo cada vez mais de praticar atividade física. O índice de desistência nesta faixa etária chega a 45%. Destes, apenas 28,3% receberam orientação de um profissional de educação física e que 6,1% indicam problemas na prática de exercícios e falta de resultados como motivos para a desistência.

A notícia assusta e coloca o problema frente a frente com a principal discussão do esporte brasileiro: a falta de incentivo na formação de novos atletas. Há um ano das Olímpiadas Rio-2016, o desafio continua. “A atividade física orientada e a conscientização de que o educador físico é a figura principal para que os índices de abandono por falta de resultados ou lesão seja menor deve ser vista como prioridade”, destaca Almeida, acrescentando que “nosso maior legado é apostar e acreditar na educação física como transformadoras de vidas. Já passaram pelos nossos congressos e treinamentos mais de 145 mil profissionais em 25 anos de história da Fitness Brasil. Estamos fazendo a nossa parte”, conclui o diretor.

Matéria publicada no site Segs

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Qual a quantidade certa de atividade física para a vida?


Os exercícios físicos levantam uma questão: quanto é muito pouco, em excesso ou a medida certa para melhorar a saúde e a longevidade? Dois grandes estudos recentes trouxeram alguma luz ao assunto, sugerindo que a dose ideal de exercícios para uma vida mais longa é um pouco mais do que muitos de nós acreditamos, mas menos do que outros esperam.

As pesquisas também descobriram que exercícios prolongados ou intensos provavelmente não são prejudiciais e podem somar anos à vida das pessoas.

Não há dúvidas de que qualquer quantidade de atividade física é melhor do que nada. Como os remédios, eles são conhecidos por diminuir o risco de desenvolvermos várias doenças e de morte prematura.

Mas, ao contrário dos remédios, a atividade física não vêm com instruções de quantidades. Os parâmetros atuais das organizações de saúde e governamentais falam em 150 minutos de exercícios moderados por semana para manter a saúde e o condicionamento físico.

Mas nunca ficou claro se essa quantidade é o mínimo que as pessoas deveriam fazer ou se a dose ideal.

Os cientistas também não sabem se há um limite máximo, além do qual os efeitos se tornam prejudiciais; e qual a intensidade mais efetiva no que diz respeito à longevidade.

As novas pesquisas, publicadas na semana passada no JAMA Internal Medicine, tentam responder essas questões.

No maior dos dois estudos, os pesquisadores do Instituto Nacional do Câncer, da Universidade de Harvard e de outras instituições se juntaram e combinaram as informações de hábitos de exercícios de seis longas pesquisas sobre saúde, o que resultou em uma análise de dados de mais de 661 mil adultos, a maioria na meia idade.

Usando essas informações, os pesquisadores escalonaram os adultos pelo tempo semanal de exercícios, daqueles que não faziam nada até os que se exercitavam dez vezes ou mais do que as recomendações atuais (o que significa que faziam atividades físicas moderadamente 25 horas por semana ou mais).

Eles então compararam 14 anos de históricos de morte no grupo. Os pesquisadores descobriram que, como era esperado, as pessoas que nunca se exercitavam tinham maior risco de morrer prematuramente.

Mas aqueles que faziam algum exercício físico, mesmo sem chegar à quantidade recomendada, diminuíram o risco de morte prematura em 20%.

Aqueles que seguiam as recomendações à risca, completando 150 minutos de exercícios moderados por semana, tiveram maiores benefícios relacionados à longevidade: 31 por cento menos risco de morrer durante o período de 14 anos comparados com aqueles que não fizeram nada.

O ponto ideal para os benefícios, no entanto, foi para aqueles que triplicaram a quantidade recomendada, exercitando-se moderadamente, a maioria andando, por 450 minutos por semana, ou um pouco mais do que uma hora por dia. Essas pessoas tiveram um risco 39 por cento menor de morrer prematuramente do que aqueles que não faziam atividades físicas.

A partir daí, os benefícios se mantiveram estáveis, segundo os pesquisadores, mas não declinaram significativamente. Os poucos que faziam 10 vezes mais do que a quantidade recomendada tiveram praticamente a mesma redução no risco de morrer do que aqueles que faziam exatamente a quantidade recomendada. Eles não conseguiram uma melhora significativa na saúde para todas aquelas horas extras que gastaram suando. Mas também não aumentaram o risco de morrer jovens.

Matéria publicada no site Bonde

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

INSCRIÇÕES ABERTAS !!! - CURSO DE REABILITAÇÃO E TREINAMENTO ATRAVÉS DO MÉTODO PILATES- FORMAÇÃO COMPLETA - JOINVILLE/SC


INSCRIÇÕES ABERTAS !!!
 
 
 
CARGA HORÁRIA: 300 horas /Mec

Incluindo: I e II módulos - 75 horas/Mec

Estágio /aulas - 25 horas

Estágio opcional - 50 horas

Estudos on line – 150 horas (videolivraria )


Acesso a VIDEOLIVRARIA TAO PILATES , com mais de 300 clips - de exercícios de pilates no solo , na bola, no reformer, cadillac, chair e ladder . Apresentados pelo Dr. Joel Steinman, com conteúdo Biomecânico detalhado.
Você estará aprendendo um total de 275 exercícios com mais de 240 variações sendo:

REFORMER: 35 EXERCÍCIOS COM 80 VARIAÇÕES
CADILLAC: 36 EXERCÍCIOS COM 45 VARIAÇÕES
CHAIR: 38 EXERCÍCIOS COM 30 VARIAÇÕES
LADDER BARREL: 8 EXERCÍCIOS COM 20 VARIAÇÕES
MAT: 36 EXERCÍCIOS COM 20 VARIAÇÕES
BOLA: 62 EXERCÍCIOS COM 40 VARIAÇOES
ROLO DE FELDENKRAIS: 30 EXERCÍCIOS
FLEXI RING: 30 EXERCÍCIOS COM MÚLTIPLAS VARIAÇÕES

Supervisão de detalhes:
Base Biomecânica
Prova - Avaliação

Incluindo discussão de casos, conferência, mini- laborátorios,
Plano de aulas básicas e intermediárias no Mat e Acessórios
Plano de aulas básicas e intermediárias nos Aparelhos
Plano de aulas nas patologias cervicais, lombares, desvios posturais, Patologias de ombro, quadril,joelho e tornozelo.
Plano de Treinamento


Conteúdo:

1- História do Pilates.
2- Introdução ao Método Pilates.
3- Princípios, Conceitos e Terminologia do Método.
4- Anatomia do Pilates.
5- Biomecânica/Cinesiologia/Neurociência
6- Enrolar e endireitar - Sistema reto
7- Sistema cruzado Anterior e Posterior
8- Respiração Torácica Lateral
9- O efeito das molas: resistência e assistência.
10- Avaliação da Postura Estática e Dinâmica.
11- Avaliação do Core.
12- Reabilitação através do Método Pilates nas principais patologias da coluna vertebral, ombros, joelhos e tornozelos.
13- Estabilização Estática/Dinâmica, Dissociação e Mobilização.
14- Treinamento e Fitness através do Pilates.
15- Pilates na Medicina Esportiva.
16- Série básica e intermediário de exercícios de Pilates, Reformer, Cadillac/Wall Unit; Ladder Barrel, Chair e acessórios( bola , magic circle, rolo).
17- Como evoluir e acompanhar o treinamento e a reabilitação.
18- Estágio Supervisionado - Acompanhamento de casos clínicos.
19- Como montar um estúdio
20- Avaliação e Prova.


Estágio Supervisionado obrigatório de 25 HORAS/AULAS/MEC

1- O estágio faz parte integrante do Curso.
2- O estágio realizado no Tao Pilates Instituto - Florianópolis esta incluso no valor do curso.
3- O estágio poderá ser realizado em qualquer estúdio certificado, desde que você comprove a realização. (declaração de estágio)
4- O estágio realizado fora do Tao Pilates Instituto não esta incluso no valor do Curso.



Corpo Docente:
Dr. Joel Steinman - e equipe do TAO PILATES

Médico com mais de 35 Anos de experiência clinica
Surfista há 35 anos
Especialista em Medicina Esportiva - Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte Especialista em Acupuntura e Manipulação Vertebral (quiropraxia) na China pela Academia de Medicina Tradicional Chinesa de Beijing- China - Membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura
Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatra
Mestre em Saúde pela Universidade de Paris
Membro do Pilates METHOD ALIANCE
Pós graduação em Posturologia
Cursou programas de formação na Austrália
Criador do TAO PILATES, voltado a reabilitação e reestruturação do movimento
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Física e de Reabilitação
Diretor Médico do Campeonato Mundial de Surf – WCT Brasil
Diretor Tao Pilates Instituto de Acupuntura e Medicina do Esporte
Autor do livro Surfing and Health (Meyers&Meyers)
Autor do livro Surf e Saúde


Informações:
TAO PILATES® INSTITUTO DE MEDICINA EXERCÍCIO E DO ESPORTE
Fone/Fax: 048-3228-9898
WWW.TAOPILATES.COM.BR
secretaria@taopilates.com.br


NOTA- INSTRUTOR RESPONSÁVEL PELO CURSO PODERÁ SER ALTERADO, CASO HAJA ALGUM IMPEDIMENTO.

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Velhice x sedentarismo: a importância da prática de atividade física por idosos


Na terceira idade, dores articulares e degenerativas aumentam e ocorre a redução da capacidade funcional. Para retardar esses sintomas é necessário manter-se ativo.

Como ortopedista, recebo muitos pacientes idosos com queixas de dores musculoesqueléticas generalizadas. Elas ocorrem pelo fato de o envelhecimento celular ocasionar uma desordem da homeostenose (perda de reservas orgânicas e funcionais que é uma característica inerente do avançar dos anos), promovendo declínio estimado de algumas funções e maior vulnerabilidade a doenças em todo o corpo como as cardiovasculares, infecções, neoplasias e no caso da minha especialidade: as artropatias e doenças degenerativas osteomusculares.

Na terceira idade (estabelecida a partir dos 65 anos pela Organização Mundial da Saúde) as dores articulares e degenerativas aumentam e ocorre a redução da capacidade funcional, por isso é importante manter a independência e prevenir a incapacidade, reabilitando esses pacientes e garantindo qualidade de vida. A atividade esportiva ajuda a prevenir e melhorar as condições físicas e mentais do paciente geriátrico, desde que bem orientado e medicado (quando necessário).


Muitos adultos com idades entre 65 anos ou mais, gastam em média, 10 horas ou mais por dia sentado ou deitado, tornando-os o grupo etário mais sedentário. Eles estão pagando um alto preço por sua inatividade, com maiores taxas de quedas, obesidade, doenças cardíacas.

Por isso, conforme envelhecemos, torna-se ainda mais importante permanecermos ativos, pois nossos corpos declinam a função e a atividade física ajuda a retardar essa degeneração, inclusive podemos falar até em progressão, ou seja, com o passar dos meses o condicionamento melhora e podem até ser intensificados. Atividade física nos ajuda a permanecer saudável, com energia e independente à medida que envelhecemos.

Há fortes evidências de que as pessoas que estão ativas têm um menor risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, depressão e demência. Do ponto de vista ortopédico melhora a mobilidade articular, alongamento e flexibilidade, isso sem falar na resistência física e muscular que melhora com a prática esportiva.

Se você não tem dor e pratica esporte, irá reduzir o risco de doença mental, ser capaz de sair e ficar bem independente na velhice. É aconselhado a manter-se sempre em movimento. Pode começar com uma simples caminhada diária de 15 minutos, ou 3 vezes por semana de 20 minutos. Obviamente, esses valores terão que ser adequados a cada perfil.

Consideramos atividade física o que faz seu corpo se manter em movimento com aumento da frequência cardíaca em pelo menos acima de 10% da basal. Pode incluir desde uma simples caminhada até a prática de esportes coletivos. Idealmente, podemos tentar alguma coisa todos os dias, de preferência em episódios de 10 minutos ou mais. Uma forma de atingir o que a OMS considera ideal (150 minutos de atividade moderada) é fazer 30 minutos em pelo menos cinco dias por semana, sendo que 75 minutos de atividade rigorosa mais de uma vez por semana é tão benéfico quanto 150 minutos de atividade moderada.

Exemplos de atividades aeróbicas de intensidade moderada incluem andar rápido, dançar, hidroginástica ou natação, andar de bicicleta em terreno plano ou com poucas colinas, jogar tênis ou peteca de duplas. Além da parte aeróbica tente orientar fazer algumas atividades que trabalham os músculos. Isso pode incluir musculação, pilates, yoga, tai chi ou outras artes márcias.

Tarefas diárias, como fazer compras, cozinhar ou trabalho doméstico, não contam para seus 150 minutos, porque o esforço não é forte o suficiente para aumentar a sua frequência cardíaca, embora eles ajudem a quebrar o tempo de sedentarismo.

Nunca é tarde demais para adotar um estilo de vida mais ativo. Adultos mais velhos que estão ativos irão reduzir risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral a um nível semelhante como as pessoas mais jovens que estão ativos. Se por outro lado esteve inativo por um tempo, você pode construir sua atividade gradualmente até atingir os níveis recomendados. Você ainda vai ver melhorar a sua saúde no processo, e vai ver reduzir o risco de quedas e de outras doenças.

ANA PAULA SIMÕES é Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de São Paulo. Especialista e delegada regional do Comitê de Traumatologia esportiva, médica assistente do grupo de traumatologia da Santa Casa de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Futebol Feminino e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva. www.anapaulasimoes.com.br


Matéria publicada no site Globo.com

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Exercícios físicos depois de comer podem provocar a temida congestão


Existem mitos e até alguns verdadeiros folclores relacionados à prática de exercícios físicos e o processo digestivo. O termo mais frequentemente utilizado em referência à um possível problema quando uma atividade física é realizada após uma refeição é a chamada congestão.

O processo de digestão ou esvaziamento do estômago pode levar de 30 minutos até quatro horas. Respeitar esse tempo evita desconforto, “dor de lado” e vômitos.

Existem mitos e até alguns verdadeiros folclores relacionados à prática de exercícios físicos e o processo digestivo. O termo mais frequentemente utilizado em referência à um possível problema quando uma atividade física é realizada após uma refeição é a chamada congestão.

Para abordar este assunto e tentar esclarecer adequadamente os fatos podemos estabelecer alguns conceitos da fisiologia da digestão: quando ingerimos um alimento, inicia-se de forma imediata o processo digestivo, que começa com a entrada do bolo alimentar no estômago. Este órgão tem a função principal de armazenar o alimento ingerido e já dar início ao processo de digestão.

No estômago, são produzidas enzimas que iniciam a degradação dos alimentos e também e secretado o ácido clorídrico que torna o meio químico do estômago favorável à ação enzimática. Esta produção de ácido clorídrico causa um pequeno desequilíbrio nos líquidos corporais causando a chamada “alcalose pós-refeição” ou “alcalose pós-prandial”, que é responsável por uma certa “moleza” ou sonolência que costuma acontecer após uma refeição.

Certamente este quadro já seria um adversário para a prática de exercícios nesta situação. O processo de digestão ou esvaziamento do estômago pode levar de 30 minutos até quatro horas, aproximadamente, dependendo da quantidade e da composição do alimento ingerido.

Durante este período é inadequada a prática de exercícios. A atividade física realizada com grande conteúdo de alimento no estômago, causa a compressão do diafragma, originando a conhecida “dor no flanco”, que chega a ser um desconforto impeditivo para a continuidade do exercício.

Quando existe a proposta de uma atividade física num tempo mais curto após uma refeição, o alimento ingerido deve ser de fácil esvaziamento do estômago, de preferência líquido, de quantidade adequada e pobre em gorduras, facilitando o esvaziamento gástrico.

Durante o processo digestivo em sua fase inicial existe a necessidade de um aporte sanguíneo maior para o tubo digestivo. Se um exercício físico é praticado simultaneamente, os músculos vão exigir um fluxo sanguíneo muito aumentado, “competindo” e ganhando do sistema digestivo, prejudicando assim a digestão e podendo causar um mal estar, o qual certamente deu origem ao termo “congestão”.

Portanto, exercício e digestão não combinam, sendo necessário respeitar o intervalo que depende sempre da quantidade e qualidade do alimento ingerido.

TURÍBIO BARROS é Mestre e Doutor em Fisiologia do Exercício pela EPM. Foi membro do American College of Sports Medicine, professor e coordenador do Curso de Especialização em Medicina Esportiva da Unifesp e fisiologista do São Paulo FC e coordenador do Departamento de Fisiologia do E.C. Pinheiros www.drturibio.com


Matéria publicada no site Globo.com

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Morte súbita: aumento do número de jovens afetados, causas e prevenção


A morte súbita, conhecida há muitos anos na área médica, ainda gera espanto e dúvidas na população. Especialmente quando as vítimas são jovens e praticantes de atividades físicas. Segundo o Ministério da Saúde, mil casos de morte súbita decorrente de arritmia cardíaca são registrados no Brasil por dia, o que representa 45 por hora, e quase duas por minuto.

A história clássica de morte súbita cardíaca na literatura mundial é a do soldado ateniense Phidippides, que morreu aos 40 anos de idade, após correr os 42.195 metros, em 490 a.C. Na era moderna, outras duas mortes súbitas com atletas despertaram atenção: em 1967, o campeão inglês e mundial de ciclismo Tom Simpson sofreu uma parada cardíaca durante o Tour de France, por exaustão, calor e a combinação de álcool e anfetamina, aos 30 anos; no Brasil, o caso mais emblemático aconteceu com o zagueiro Serginho, do São Caetano, em 2004, que sofreu uma parada cardíaca durante o jogo contra o São Paulo e morreu, também aos 30 anos.

Segundo o cardiologista Luiz Pereira de Magalhães, da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, consultado pelo SRZD, diversos fatores podem causar parada cardíaca e morte súbita. Ele destacou que a prevenção é muito importante, principalmente a realização de consultas regulares com médicos especialistas.

O cardiologista conversou com o SRZD e esclareceu o que é a morte súbita, suas causas, prevenção, e por que tantos jovens têm perdido a vida por este motivo.

Como definir a Morte Súbita Cardíaca?

Dr. Luiz Pereira: As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam modificações no ritmo das batidas do coração. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a arritmia cardíaca pode provocar parada cardíaca e a morte súbita, que é a morte inesperada que ocorre até 1 hora após o início de sintomas (ou morte inesperada “dormindo”).

A morte súbita é a morte instantânea, inesperada, repentina e não acidental, na maioria das vezes de origem cardíaca. Mas ela pode ser evitável, se revertida rapidamente com auxílio de um choque elétrico aplicado no peito. Porém, poucas tentativas de ressuscitação fora de ambiente hospitalar são bem-sucedidas após 10 minutos e, a partir de oitavo minuto, o cérebro já começa a sofrer danos.

Por que tantos jovens morrem vítimas de MSC? Há relação com atividades físicas?

Dr. Luiz Pereira: É bom lembrar que qualquer prática esportiva é benéfica para o coração, até mesmo as mais simples, como uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana. O que acontece muitas vezes nos casos onde as vítimas são adolescentes, aparentemente saudáveis e praticantes de atividades físicas é que há ausência de exames preliminares que poderiam diagnosticar e evitar a morte súbita, ou uma adequada consulta médica não foi considerada. Se não há esta avaliação com um cardiologista, com especialistas como eletrofisiologistas ou arritmologistas, os riscos são maiores.

Que tipos de exames podem ser feitos para evitar a morte súbita cardíaca?
Dr. Luiz Pereira: A recomendação de praxe é realizar avaliações pré-participação com acompanhado de um eletrocardiograma, que pode identificar maior risco de morte súbita. Antes do início da atividade física, recomenda-se screening (rastreamento) cardiovascular pré-participação esportiva, que pode identificar anormalidades e progressão de doenças cardiovasculares preexistentes ou mesmo morte súbita.

Para todos os casos, independentemente da idade, a análise precisa incluir histórico clínico, antecedentes pessoais e familiares e o exame físico para detectar os fatores de risco cardíaco.

O que causa a arritmia cardíaca? Há maneiras de evitá-la?

Dr. Luiz Pereira: São diversos os fatores desencadeantes de uma arritmia cardíaca: congênita, adquirida, como nos casos das pessoas sedentárias ou como reflexos comportamentais, nos casos de indivíduos que abusam de drogas, tabaco ou mesmo energéticos, e ainda ter como causa a hipertensão arterial e a Diabetes Mellitus. Os sintomas mais comuns são palpitações ou “batedeiras”, desmaios e tonturas.

A realização de exames de rotina com um cardiologista pode ser uma maneira de prevenção. Assim como ter uma boa qualidade de vida, praticar atividade física, prezar por uma boa alimentação e evitar o estresse.

A má alimentação e o tabagismo contribuem para a arritmia cardíaca?

Dr. Luiz Pereira: Os sedentários estão mais predispostos a doenças cardíacas. Da mesma forma, os obesos, os fumantes, pessoas que têm alimentação desequilibrada e os que exageram no uso de bebidas alcoólicas e no consumo de energéticos. É preciso ter uma alimentação balanceada, rica em fruta, verduras, legumes, cereais e preferir sucos de fruta naturais.

O tabagismo, por sua vez, acelera o processo de depósito de placas de colesterol, aumenta a formação de coágulos, o enrijecimento arterial e contribui para o surgimento da hipertensão arterial que, quando existente por muito tempo, causa danos às paredes das artérias menores, como as coronárias, e acelera o processo ateroesclerótico. Estes são fatores de risco para a morte súbita e outras doenças, entre elas Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O que o paciente que sentir arritmia cardíaca deve fazer para que o quadro não se agrave?

Dr. Luiz Pereira: Procurar ajuda imediata, não se apavorar, tentar ser atendido em serviço de emergência para atendimento médico e registro da arritmia. Caso não seja possível, ou o sintoma seja fugaz, deverá procurar orientação médica especializada para investigação e possível tratamento da arritmia.



Matéria publicada no site Sidney Rezende

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

INSCRIÇÕES ABERTAS !!! - CURSO DE QUIROPRAXIA PARA A COLUNA VERTEBRAL - JOINVILLE/SC


INSCRIÇÕES ABERTAS !!!
 
CARGA HORÁRIA: 24 horas/MEC 

Público Alvo: 
Fisioterapeutas e acadêmicos de Fisioterapia.

Conteúdo Programático:
  • Histórico, Origem e  Fundamentos da Quiropraxia
  • Efeitos Neurofisiológicos da Manipulação Vertebral
  • Conceitos de subluxação, fixação e falha posicional
  • Diferenciação da Manipulação e Mobilização
  • Indicações da Manipulação & Mobilização
  • Contra-indicações 
  • Semiologia
  • Correlação Postural da Coluna e Avaliação Segmentar específica
  • Teste Geral de Mobilidade – Quick Scan
  • Teste da Estrela
  • Exame Segmentar Estático e Dinâmico  Específico de cada Segmento Vertebral
  • Correlação Clínica da Anatomia e Biomecânica da Coluna Vertebral
  • Avaliação Cinético-Funcional da Coluna Vertebral
  • Exame Dinâmico das Vértebras Lombares, Torácica, Cervical
  • Técnicas Corretivas para Cervical alta, cervical baixa, 1ª costela, costelas, toracica, lombar, sacro-ilíaca.
  • Princípios da reavaliação e resolução da disfunção do bloqueio articular.
  • Correlação clínica com a Fisioterapia Manipulativa


Ministrante: Gustavo Pilon (CREFITO-2 46.634-F)

Fisioterapeuta, Pós-graduado em Traumato-Ortopedia e Acupuntura, com Especialização Profissional em Quiropraxia (certificação pelo COFFITO) e Fisioterapia Esportiva (SONAPE).
Aperfeiçoamento pelo Conceito Mulligan, Conceito Maitland, Liberação Miofascial, Mobilização Neural, Estabilização Vertebral Dinâmica, Auriculoterapia, Bandagem Rígida Funcional, Certificação Internacional pelo Método Kinesio Tape (EUA) e Dynamic Tape (Austrália).
Apresentador entrevistado do Programa "Estação Saúde", desde 2007 na Rádio Tribuna e Fisioterapeuta no Quadro "Alinhado" na TV GLOBO/ES.
Desenvolve seu trabalho no Tratamento Especializado da Dor Neuromuscular pela Fisioterapia Manipulativa, Quiropraxia e Eletro-Acupuntura. 


Informações:
TAO PILATES® INSTITUTO DE MEDICINA EXERCÍCIO E DO ESPORTE
Fone / FAX: 048-3228-9898
WWW.TAOPILATES.COM.BR
secretaria@taopilates.com.br



TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Brasil tem quase metade da população sedentária



O Ministério do Esporte adverte: o Brasil tem 45,9% da população sedentária. São 67 milhões de pessoas que não fazem atividade física ou praticam esporte. O problema é mais comum entre as mulheres. Como o incentivo aos exercícios deve começar cedo, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) declarou que os esportes são fundamentais para o desenvolvimento das crianças, pois aumentam a capacidade de aprendizagem, e proporcionam benefícios como estimular as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade.

Nas unidades da escola de Educação Infantil CEAV Jr., os alunos são logo incentivados a praticar exercícios físicos: são oferecidas aulas de judô, capoeira e balé para crianças de 1 a 6 anos. A capoeira é atividade mista. O professor Alisson Sintra, ou mestre Bambu, destaca os benefícios do esporte para quem está na Educação Infantil:

“Trabalhamos mais o lado lúdico da luta, porque essa é uma parte importante para as crianças. Conduzimos para uma área em que podemos trabalhar a amizade. A partir de um ano de idade já introduzimos a capoeira, porque ela vai trabalhar com o alongamento dos alunos, a lateralidade. Os movimentos são adaptados às faixas etárias, e o grau de dificuldade vai aumentando junto com a idade”, explica Alisson.

Pandeiro, bambolês, cordas e cones. Com esses objetos os alunos aprendem a atividade em clima de muita descontração. Mestre Bambu explica que os movimentos são ensinados por meio de associação com os animais, e a proposta é que os alunos, sobretudo os mais novos, imitem, por exemplo, o andar de girafas ou de elefantes. Em relação aos aspectos físicos, a capoeira oferece: resistência aeróbica e anaeróbica, velocidade, flexibilidade, resistência muscular, aumento de reflexos, agilidade, equilíbrio, coordenação e ritmo.

Para os pequenos capoeiristas, a experiência ainda aumenta o interesse pela musicalidade. Carolina Lobo, uma das alunas do mestre Bambu no CEAV Jr., diz que gosta “muito das músicas da capoeira e de gingar”.

De acordo com Silvana Emília Ferreira, diretora pedagógica do CEAV Jr., a capoeira na Educação Infantil contribui para a transmissão de valores como respeito, regras e limites, além de estimular a aceitação da vitória ou da derrota.

“O esporte também é um meio eficaz de complemento ao ensino e uma forma eficiente de aumentar o interesse e o desempenho na escola”, garante Silvana.

Exemplo

As crianças no CEAV Jr. recebem o incentivo para se tornarem referências no esporte por meio do atleta de Tae-kwon-do Diego Azevedo. Diego é ex-aluno do CEAV Jr., e patrocinado pela instituição. Ele tem 24 anos e começou a praticar a luta aos 4 anos de idade, por estar acima do peso. O investimento no esporte rendeu a ele a faixa preta 3º Dan e cerca de 100 medalhas. Diego ocupa a primeira colocação no ranking de Tae-kwon-do no Distrito Federal, o segundo lugar no ranking nacional, e está entre os 50 melhores na colocação mundial. O objetivo de Diego é ser o representante brasileiro do esporte nas Olimpíadas de 2016, e ficar entre os 20 melhores do mundo.

“O esporte leva a um aumento no desenvolvimento neuromotor da criança, além de prevenir algumas doenças como a obesidade e a depressão, já que estimula a criança ao convívio social e também a queima de gordura de uma forma mais divertida. Destaco as artes marciais, que promovem a disciplina e a atenção do pequeno praticante aspectos como o respeito, hierarquia e superação”, declara Diego Azevedo.

Por Patrícia Fahlbusch


Matéria publicada no site Maxpress


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Pular corda: de brincadeira de criança para exercício fitness


Pular corda é visto por muitos como apenas uma prática infantil, mas o esforço que é feito durante a prática se torna um exercício primordial e encarado com muita seriedade por quem quer manter corpo e mente saudáveis.

Brincadeira de criança, como é bom! Realmente, pular corda é visto por muitos como apenas uma prática infantil, mas o esforço que é feito durante a prática se torna um exercício primordial e encarado com muita seriedade por quem quer manter corpo e mente saudáveis.

Pela funcionalidade de poder ser praticada em qualquer lugar, e com apenas um equipamento, pular corda entrou no hall de tendências fitness. Que o diga o empresário Marcelo Wanderley Filho, 24, que entrou na onda dos pulinhos justamente por essa praticidade. Viciado em exercícios físicos, o empresário pratica musculação de cinco a seis vezes na semana, joga vôlei, futevôlei, anda de skate, corre, mas é a corda que lhe proporciona o ápice do bem-estar.

“Tenho a mania de tentar fazer tudo aquilo o que me chama atenção, e que acho que sou incapaz, é como se quisesse mostrar que também posso fazer, sempre achei incrível quem praticava, comecei e hoje não largo mais”, conta sócio-proprietário do salão de beleza Tröis Beauté e do pub Underground. Nesses estabelecimentos, Marcelo é responsável pela parte administrativa, que lhe oferece uma carga de estresse liberada na prática de exercícios. “Lido bastante com pessoas, e tudo pode mudar de uma hora pra outra, o que exige muita tranquilidade e discernimento. E acredito que me exercitando consigo atingir a sintonia do corpo com a mente, chave do bem-estar e vacina para as broncas do dia a dia”, pontua.

Além do bem-estar, pulando corda, o empresário de 1,88m e 92kg também se sente mais disposto e carregado de energia. Aliás, falando propriamente desse exercício, levantamentos apontam que pular corda por meia hora queima entre 300 e 350 calorias. Porém, dificilmente uma pessoa comum vai conseguir pular corda durante 15 minutos ou mais, gerando assim um volume satisfatório. Desta maneira, o mais ideal é utilizar este exercício de maneira intervalada. Isto por que assim será possível ter um volume relativamente bom e o principal objetivo para este caso, que é o emagrecimento, também será beneficiado.

“A questão da corda, na minha concepção sempre foi algo que me chamou muita atenção por dois aspectos: sempre achei uma atividade muito interessante pois envolvia num curto espaço de tempo um esforço muito grande, e ao mesmo tempo de ser considerada fácil e por uns é muito difícil por tantos outros.. Daí então decidi que eu poderia também aprender, e com 4 dias de prática já se vão dois anos que levo como minha atividade anaeróbia preferida!”, afirma Marcelo.


Matéria publicada no site UOL



TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Ballet Fitness alia os benefícios da dança ao alto gasto calórico


Misturando passos de balé clássico com exercícios de agachamento, abdominal e flexão, o ‘Ballet Fitness’ tem se mostrado uma interessante alternativa de atividade física para aqueles que querem fugir da musculação e das séries de repetições de uma academia.

Com foco no trabalho intenso dos músculos, a atividade une passos clássicos e aeróbicos. O ‘Ballet Fitness’ proporciona benefícios como agilidade, músculos fortalecidos e alongados, alinhamento corporal, força abdominal e resistência muscular.

Manaus – Misturando passos de balé clássico com exercícios de agachamento, abdominal e flexão, o ‘Ballet Fitness’ tem se mostrado uma interessante alternativa de atividade física para aqueles que querem fugir da musculação e das séries de repetições de uma academia. A modalidade, que já é uma febre no eixo Rio – São Paulo, finalmente chega a Manaus e promete agradar a todos que buscam um corpo longilíneo, flexível e tonificado.

Criado há 22 anos pela professora Betina Dantas, após ela ter sofrido uma lesão no joelho e não poder mais subir na sapatilha de pontas, o ‘Ballet Fitness’ funciona, não como uma dança, mas como um treino acessível e dinâmico. “Não necessariamente o aluno precisa ter conhecimento de dança ou balé. Qualquer um, homem ou mulher, pode praticar o ‘Ballet Fitness’. A diferença é que, quem já praticava o balé clássico, ou alguma dança, vai poder acompanhar a aula mais rapidamente”, explicou o bailarino Arley Paiva.

Além de promover uma melhora no sistema respiratório, no equilíbrio e na agilidade do corpo, a modalidade também é um auxílio para os que buscam perder alguns quilinhos. “Em uma aula de uma hora de duração, o aluno pode queimar de 800 a 1.000 calorias. Estes exercícios, aliados a outros fatores, ajudam o praticante a emagrecer”, afirmou Arley, que, atualmente, concluiu o seu curso de graduação em Educação Física.

Para que o Ballet Fitness substitua completamente a ginástica e a musculação, o ideal, segundo Arley, é que o aluno faça de duas a três aulas por semana. “As aulas, obviamente, não são recomendadas para pessoas com lesões graves, mas isso é também uma preocupação nossa, tanto que, quando recebemos aluno novo, a professora pergunta se ele tem algum problema nos joelhos ou na coluna, por exemplo”, disse Arley, que também é proprietário do Studio 7, em Manaus, espaço que sedia as aulas.

Conforme a professora de Ballet Fitness, Bárbara Barbosa, o grande foco da prática é o aumento no número de repetições e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. “Não há uma área que é mais trabalhada do que a outra. Trabalhamos o corpo todo durante as aulas. Perna, braços, costas, peito, abdômen, tudo recebe a devida atenção”, disse a professora formada em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ela diz, ainda, que em um ou dois meses, já é possível notar diferenças no corpo. “Os primeiros meses são um pouco puxados, mas nada que vá além do limite de cada pessoa. Durante as aulas, começamos com alongamento, trabalhando a flexibilidade, e, depois, passamos para as barras, executando movimentos clássicos do balé. Também utilizamos alguns pesos e caneleiras. Por fim, vamos para os colchonetes e fazemos abdominais”, disse ela, que também praticou o balé clássico até os 12 anos, no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro.

Bárbara ressaltou, ainda, que para começar as aulas, o equipamento necessário é básico: leging, colant e sapatilhas. Com foco na tonificação corporal, a professora contou que o Ballet Fitness também trabalha a memorização, alonga os músculos, alinha o corpo, fortalece o abdômen e a lombar.


História

E foi justamente na busca de uma atividade física que fugisse dos alteres e esteiras que a ex-bailarina Betina Dantas criou o Ballet Fitness e o tornou uma marca registrada sua. Decidida a usar os movimentos e exercícios do balé clássico ao seu favor, Dantas deu seguimento ao projeto que proporcionaria às praticantes um físico de bailarina, ou, em suas palavras, “o físico mais bonito e harmônico de todos”.



Matéria publicada no site D24am


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

ÚLTIMAS VAGAS !!! - WORK SHOP DE PILATES NA GRAVIDEZ E NO PUERPÉRIO - JOINVILLE/SC


ÚLTIMAS VAGAS !!!

CARGA HORÁRIA: 08 horas /Mec
Conteúdo:

1- Alterações fisiológicas, biomecânicas e hormonais na gravidez
2- Benefícios dos exercícios físicos
3- Indicações e contra-indicações dos exercícios de Pilates na Gravidez
4- A evolução da gravidez- Primeiro,segundo e terceiro trimestre
5- Princípios do Pilates
6- Biomecânica do Pilates
7- Exercícios de Pilates nas diversas fases Gravidez- MAT, BOLA, FLEXIBAND,FLEXIRING ROLO DE FELDENKRAIS, MEIA LUA
8- Exercícios de Pilates no REFORMER,CHAIR,CADILLAC,E LADDER BARREL
9- Como evoluir e acompanhar o treinamento - Supervisão de detalhes
Corpo Docente:
Dr. Joel Steinman - e equipe do TAO PILATES

Médico com mais de 35 Anos de experiência clinica
Surfista há 35 anos
Especialista em Medicina Esportiva - Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte Especialista em Acupuntura e Manipulação Vertebral (quiropraxia) na China pela Academia de Medicina Tradicional Chinesa de Beijing- China - Membro do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura
Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatra
Mestre em Saúde pela Universidade de Paris
Membro do Pilates METHOD ALIANCE
Pós graduação em Posturologia
Cursou programas de formação na Austrália
Criador do TAO PILATES, voltado a reabilitação e reestruturação do movimento
Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Física e de Reabilitação
Diretor Médico do Campeonato Mundial de Surf – WCT Brasil
Diretor Tao Pilates Instituto de Acupuntura e Medicina do Esporte
Autor do livro Surfing and Health (Meyers&Meyers)
Autor do livro Surf e Saúde


Informações:
TAO PILATES® INSTITUTO DE MEDICINA EXERCÍCIO E DO ESPORTE
Fone / FAX: 048-3228-9898
WWW.TAOPILATES.COM.BR
secretaria@taopilates.com.br


NOTA- INSTRUTOR RESPONSÁVEL PELO CURSO PODERÁ SER ALTERADO, CASO HAJA ALGUM IMPEDIMENTO.


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS