Estudos coordenados pelo Dr. John Ratey, da Faculdade de Medicina de Harvard, têm demonstrado que exercício físico e métodos como Pilates podem representar um meio eficaz e natural de regular o funcionamento do cérebro de forma completa, contribuindo para combater algumas doenças mentais, entre elas a depressão.
Aproximadamente 350 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os principais sintomas da doença são: alteração psíquica e orgânica geral, com alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida. Falta de vitalidade que poderá estar acompanhada de sentimento de tristeza, angústia, sensação de vazio, redução na capacidade de sentir prazer, falta de confiança em si próprio, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e nos casos mais graves pode haver tendência ao suicídio.
Estudos coordenados pelo Dr. John Ratey, da Faculdade de Medicina de Harvard, têm demonstrado que exercício físico e métodos como Pilates podem representar um meio eficaz e natural de regular o funcionamento do cérebro de forma completa, contribuindo para combater algumas doenças mentais, entre elas a depressão.
“O exercício físico ajuda a prevenir e a combater a depressão. Uma opção muito eficaz é o PILATES, que vem sendo indicado por muitos médicos. É um método mais tranquilo que conecta a mente e o corpo, melhora a saúde em geral, reduz a ansiedade, diminui o stress, além de otimizar a concentração, a respiração e o relaxamento. Após 3 ou 4 semanas de treino, a pessoa sentirá sua auto-estima e auto-confiança mais elevada, pois sentir-se-á mais feliz, com melhores resultados médicos e até algumas alterações estéticas”, afirma Mariana Novaes, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética.
Junto com os medicamentos, a atividade física mantém o equilíbrio dos neurotransmissores cerebrais, corrigindo alguns efeitos da doença. O exercício contribui para normalizar a presença de hormônios como a serotonina, que regula o humor, a endorfina, que aumenta o bem-estar e a adrenalina, relacionado à emoção. “Os motivos que levam a esse desequilíbrio não são resolvidos com os medicamentos, pois eles são apenas paliativos, por isso a necessidade de complementar a terapia com acompanhamento psicológico e exercícios”, explica a fisioterapeuta.
O pilates ajuda fortalecer os músculos e alonga ao mesmo tempo, aumenta a mobilidade, mantém o alinhamento da postura global, melhora a concentração e a respiração. “Os exercícios também amenizam o estresse um fator predominante para desencadear a depressão”, diz a fisioterapeuta.
O ideal é que aluno faça aulas de pilates entre duas a três vezes por semana. No entanto, os resultados dependem de cada indivíduo. “Aos poucos o paciente pode sentir os efeitos do pilates, sentindo mais ânimo”, ressalta Mariana.
O pilates também melhora a qualidade do sono e diminui as dores provocadas pela má postura.
Conheça os benefícios do Pilates:
O Pilates oferece diversos benefícios para o corpo e a mente, confira quais são:
– Correção postural;
-Alongamento;
-Força muscular;
-Promove o relaxamento;
-Trabalha a respiração.
Sobre a especialista: Mariana Novaes, fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética.
Matéria publicada no site Segs
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário