De acordo com uma pesquisa da Universidade de St George, na Inglaterra, uma caminhada diária ou atividade aeróbica de 20 minutos é capaz de melhorar a expectativa de vida em mais 3 anos.
A explicação é que praticar exercícios moderados regularmente reduz o risco de infarto em 50%. Doenças coronárias e câncer de próstata ou de mama também teriam menos chances de acontecer. Além de ter ação antidepressiva, a atividade física diminui a possibilidade de desenvolver algum tipo de demência.
Os benefícios de uma caminhada frequente vão desde uma melhora do sono, do funcionamento do intestino e da circulação sanguínea ao controle do colesterol e da diabetes. Também há menos estresse e ansiedade, além do alívio da depressão. A caminhada gera uma perda média de 250 calorias por hora, que já podem promover uma redução de peso em quem deseja emagrecer. “Quando a caminhada é realizada em uma superfície plana, são mais exigidos músculos dos membros inferiores como glúteos, panturrilhas e quadríceps. Em um aclive, o glúteo e a panturrilha são mais solicitados e o principal esforço fica com o quadríceps. Os músculos do tronco são exercitados em todos os casos”, explica o personal trainer Colmanetti ao site R7.
O personal esclarece ainda que a escolha entre uma caminhada na esteira ou ao ar livre vai depender da pessoa que está fazendo o exercício, escolhendo a opção que mais agradá-la. Colmanetti orienta que as pessoas bebam água durante a atividade física, aproximadamente 30 ml a cada 20 minutos. Ele esclarece ainda que os alimentos ingeridos antes da caminhada devem ser mais leves, como pão com geleia, sucos e biscoitos de água e sal. Leites e seus derivados não são recomendados, pois a lactose demora a ser ingerida, o que pode causar desconforto estomacal.
Colmanetti alerta ainda que a roupa adequada para a atividade, bem como o calçado, não devem ser negligenciados. “Hoje, existem no mercado tênis para todo tipo de pé”, lembra o personal.
O calçado também não deve ficar muito justo no pé, pois após algum tempo de caminhada, o pé tende a inchar. As roupas devem ser leves e o protetor solar nunca pode ser esquecido. Para tornar a atividade mais divertida, Colmanetti sugere ouvir músicas, ir acompanhado de um amigo ou mesmo do cão de estimação.
Matéria publicada no site GCN
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário