terça-feira, 15 de setembro de 2015

Atividade física e criança


Criança tem o pai e a mãe como um super herói. Criança gosta de brincar. Atividade física tem que proporcionar prazer, ser um momento de bem estar. Sem regras chatas, mas com regras. Sem rotina, mas com regularidade.

Muitas pessoas me perguntam sobre atividade física para as crianças, qual a melhor idade para começar e qual atividade escolher. Ouço queixas que seus filhos estão sedentários, que apenas querem saber de vídeo game, internet, e toda tecnologia eletrônica. Bem, fui criado livre, brincando na rua, empinando pipa e jogando bola até anoitecer, enfim, quem está por volta dos 40 anos, me entenderá. Hoje os tempos são outros, a insegurança e o acesso fácil à tecnologia forma gerações de sedentários e suas conseqüências, como por exemplo, o alto índice de obesidade na população infantil.

Como acalmar o pai e mãe que querem o melhor para o seu filho? Que querem vê-lo crescer saudável, com qualidade de vida, ativo, alegre, praticando algum esporte?

Sirvam de exemplo, será um bom começo. Criança tem o pai e a mãe como um super herói. Criança gosta de brincar. Atividade física tem que proporcionar prazer, ser um momento de bem estar. Sem regras chatas, mas com regras. Sem rotina, mas com regularidade.

Esta semana, pude viver uma de minhas maiores conquistas ao participar (e vencer!) de uma corrida promovida por um conhecido canal de televisão ao lado do meu filho. Pude ver o esforço de esbaforidos pais acompanhando esbaforidos filhos durante a prova e ver a alegria de ambos ao se abraçarem após cruzarem a linha de chegada.

Não por acaso, meus filhos gostam de correr, eles sempre viram que em casa corrida era coisa séria, nenhuma conquista minha foi por acaso, foram treinos e treinos. E eles ali, brincando de pega-pega.

Sempre os levo nas minhas provas, nesta vida tão corrida é um momento da família estar junta. Algumas provas têm até corridas kids que incentivam a mesma prática dos seus super heróis.

Senhores pais, não basta pagar (não sou contra as boas escolinhas de esportes), mas é preciso participar. Torça, incentive, pratique. Caminhe com ele, ande de bicicleta, faça algum esporte, ensine uma brincadeira da sua infância. Seu exemplo será lembrado sempre.

Eu sei: você não tem tempo! Então, pense: quais o seus bens mais preciosos? Saúde e família!
Bons treinos! Boa semana!

Djalma Nogueira

Matéria publicada no site JE Online



TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário