quarta-feira, 29 de junho de 2016

Preparo esportivo para atletas de alto rendimento



Separamos cinco dicas para profissionais de educação física que desejam trabalhar com preparação esportiva em esportes de alto rendimento.

Quando vemos atletas em competições de alto rendimento a maioria das pessoas não imagina o que envolve a preparação de cada um para chegar ao ápice físico. Tanto nos esportes individuais, quanto nos coletivos, a evolução da preparação física, juntamente com a fisiologia do exercício, em conjunto com técnicas preventivas de lesão, impulsionaram os esportes a níveis nunca imaginados.

Ser um profissional da preparação física que esteja envolvido com o alto rendimento requer muito estudo e muito compromisso com a profissão. Estudos e técnicas novas são implementadas todos os dias nas mais diferentes modalidades e as possibilidades de desenvolvimento dos atletas extrapolou as salas de musculação há muito tempo. Claro que essa parte jamais poderá ser descartada ou desmerecida, porém, como a demanda das necessidades físicas aumentaram na maioria dos esportes, cabe ao profissional moderno buscar novos meios e técnicas para a busca da excelência.

Deixo aqui cinco dicas que considero imprescindíveis para profissionais de educação física que desejam trabalhar com preparação esportiva em esportes de alto rendimento. São elas:

1- estude fisiologia do exercício, assim você terá condições de trabalhar com todas as modalidades esportivas;

2- conheça o estilo de treinamento do seu técnico, lembre que treinamentos técnicos e táticos também requerem esforço físico;

3 – conheça as necessidades individuais dos atletas, além de respeitar as valências físicas da modalidade, é necessário individualizar o trabalho físico;

4- a preparação física é apenas uma das áreas de apoio para a modalidade esportiva, que leva as melhores condições físicas para o esporte de rendimento;

5- Lembre o preparador físico não ganhará jogo, mas perderá, você ouvirá que em caso de vitoria a tática, a técnica, o grupo, as individualidades fizeram a diferença para a vitória. No caso de derrota, não é difícil ouvirmos que a equipe perdeu porque estava mal fisicamente e algo precisa ser revisto.
É isso, amigos. Sejam bem-vindos a doce loucura do esporte de rendimento.

(Fonte: Robson Guerreiro é preparador físico de alto rendimento há mais de 15 anos. Já passou pela seleção brasileira feminina e por grandes clubes da Superliga. É mestre em gestão do esporte e Fundador da Liga 1 de Futebol Universitário).

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário