Professores dão dicas de como pessoas interessadas podem ingressar no mestrado em educação física.
Foco e determinação. A receita não é lá grande novidade, principalmente para aqueles que possuem uma ligação direta com o esporte, mas para aqueles que desejam fazer mestrado em educação física, seguir essas duas palavrinhas fará toda a diferença durante o longo processo entre querer e se tornar um “mestrando”.
Como a maioria das coisas na vida, o começo talvez seja a parte mais difícil: ler muito, participar de eventos científicos e articular contato com professores mais próximos do seu tema de interesse. O mestre em gestão do esporte, professor e presidente da ABRAGESP, Luiz Haas, afirma:
“Acho que quem deseja realizar o mestrado precisa frequentar eventos científicos (congressos) com frequência para conhecer os principais pesquisadores e conhecer os trabalhos que vem sendo realizado por grupos de pesquisas.”
Depois que o interessado estiver, devidamente, contextualizado sobre o tema que deseja abordar durante o mestrado, o ideal é estreitar o contato com os professores que pesquisam sobre o assunto. É importante também acompanhar disciplinas de mestrado como aluno-ouvinte ou aluno-especial. A partir dessas experiências, o interessado passa a sentir com mais clareza o ambiente e a se aproximar do mundo da pesquisa.
Durante tudo isso, é importante também entender, de acordo com a CAPES (órgão que regulamenta os cursos de mestrado no país) os melhores cursos de mestrado em Educação Física. Atualmente, os melhores, segundo o órgão, estão em São Paulo, com a Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE USP) com nota máxima de avaliação, 7, seguida por UNESP Rio Claro e UNIFESP, ambas com nota 6. Além disso, é importante ter uma clara noção da linha de pesquisa que você deseja seguir, que normalmente nessa área, estão divididas pelos temas a seguir: atividade física; pedagogia do ensino da ed. Física; teorias sobre corpo e movimento humano; gestão do esporte; Biomecânica do movimento; entre outras.
Estar atualizado e focado sobre o caminho que deseja seguir já serão grandes diferenciais no momento em que você desejar partir para o processo seletivo. O Professor Luiz Haas pontuou:
“Também é importante estar atualizado dos temas que são destaque nos congressos internacionais da área para que o trabalho desenvolvido durante o mestrado possa ser uma boa entrada para um doutorado realizado posteriormente.”
“Também é importante estar atualizado dos temas que são destaque nos congressos internacionais da área para que o trabalho desenvolvido durante o mestrado possa ser uma boa entrada para um doutorado realizado posteriormente.”
Se você deseja ingressar no mestrado, a hora de começar a se preparar é agora. Como já dissemos, leia muito, participe de eventos da área, assista aulas experimentais e se aproxime dos principais professores do tema. Esperamos que tenham gostado e que partam para mais esse desafio na carreira.
Em breve, publicaremos mais textos falando sobre esse tema. Boa sorte!
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário