sexta-feira, 17 de junho de 2016

Dicas para gerir melhor a sua academia



Descubra como melhorar a gestão da sua academia e conquiste mais clientes

Em um mundo cada vez mais competitivo, é natural que empresas dos mais diversos segmentos busquem na inovação uma maneira de se diferenciar no mercado. Clientes cada vez mais conectados, informados e exigentes, obrigam as empresas a se afastar do modo tradicional de ofertar seus produtos e serviços, ou seja: é cada vez mais difícil encontrar espaço para empresas que continuam focadas em comercializar produtos com base em suas convicções mercadológicas. Devido ao novo comportamento dos clientes/consumidores, uma nova maneira de pensar e agir vêm sendo adotada pelos mais diversos negócios, baseando-se no relacionamento e na experiência memorável proporcionada aos clientes. O intuito de oferecer aos clientes a experiência, e não somente produtos e serviços, traz como benefício o desenvolvimento de vínculos duradouros além do incentivo de recompra.

E é exatamente isso o que confirma a pesquisa realizada pela mestre em Gestão do Esporte Vanessa Tavares. Vanessa desenvolveu um estudo envolvendo 4 academias de ginástica da Zona Norte de São Paulo de diferentes portes, realizando o que é conhecido como “Estudo de Casos Múltiplos”. No caso, a gestão das 4 academias de ginástica foram analisadas de maneira profunda, e Vanessa entrevistou 51 pessoas entre gestores, funcionários e clientes para se chegar ao resultado final.

Conforme as informações do SEBRAE (2014), o Brasil é o segundo país no mundo em número de academias, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Ainda reforça a IHRSA – International Health, Racquet & Sports club Association que esse aumento na abertura de novas empresas no ramo de fitness, ocorre devido ao aumento da procura pela prática regular de atividades físicas e a busca de um espaço adequadamente equipado e seguro. Tudo isso se configura como um bom momento para investir nesse tipo de negócio, desde que com uma gestão segura e eficaz.

Os resultados da pesquisa, concluída em Março de 2016, mostraram que independente do porte da academia, a comunicação entre gestores e funcionários é falha e gera o afastamento da relação entre os profissionais envolvidos. Por consequência, ocorre o que é chamado de desalinhamento estratégico. Em um ambiente que ocorre somente o diálogo básico necessário, é mais nítido que não há engajamento, e tal gap implica no fato de motivar os alunos (clientes) a realizarem suas atividades com empenho, causando impacto negativo na experiência memorável e o afastamento relacional entre todas as partes, principalmente em termos do que a academia oferece e o que é percebido e esperado pelos clientes. Durante a pesquisa, notou-se também que o professor é um ponto chave para que a experiência vivenciada pelos clientes seja memorável.

A conclusão da pesquisa demonstra que a experiência única não ocorre por meio da diversificação de modalidades e atividades oferecidas pela academia, mas sim pela experiência memorável que ocorre por meio do bom atendimento. Conforme as entrevistas dos clientes, para a ocorrência de um bom atendimento é preciso em primeiro lugar o diálogo constante, o acesso as informações, o que permite aos alunos sentirem-se parte da academia.

(Fonte: Vanessa Tavares é educadora física, especializada em gestão de pessoas e mestre em gestão do esporte).

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário