sexta-feira, 10 de junho de 2016

Como valorizar o companherismo na prática esportiva com a animação “Carros”



Para o professor Fabio Luiz D’Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, em São Paulo, as crianças são inseridas desde cedo na cultura de que é preciso ganhar sempre. “Pelo contrário, o esporte não é só competição. Carros é um bom estímulo para discutir a cooperação no esporte.”

Para o professor Fabio Luiz D’Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, em São Paulo, as crianças são inseridas desde cedo na cultura de que é preciso ganhar sempre. “Pelo contrário, o esporte não é só competição. Carros é um bom estímulo para discutir a cooperação no esporte.” Introdução
Relâmpago McQueen é um carro de corridas que tem a ambição de ser o primeiro estreante a vencer a Copa Pistão. Já em sua temporada inicial, se torna um astro, o que o faz acreditar que não precisa da ajuda de ninguém. Sem equipe na última corrida do campeonato, Relâmpago perde seus dois pneus na última volta. 

Objetivos
Valorizar a prática esportiva como uma atividade coletiva e não apenas como competição. Ampliar o repertório de jogos, incluindo os que dependem do coletivo.

Conteúdos
Jogos e brincadeiras, como amarelinha, pular corda e outros, que podem ser compartilhados.

Trechos selecionados
Cenas em que Relâmpago estoura como astro das pistas (cena 1- 9m23s a 13m40s; cena 2 -16m16s a 19m45s). Cena em que Relâmpago, à frente na última corrida, decide parar e ajudar o seu companheiro mais velho depois de um acidente (1h32m29s a 1h46m04s).

Atividade
Comece a atividade exibindo os trechos citados. Organize com a meninada o mapeamento de jogos e brincadeiras realizados em grupo. Divida as crianças em equipes e peça que redijam as regras das modalidades citadas e as ilustrem. Com esse material, construa um painel sobre jogos coletivos indicados pela sala, que pode ser exposto no corredor para a consulta das demais turmas.

Avaliação
Avalie se as crianças ampliaram seu repertório de jogos e se, durante o intervalo, passaram a brincar com as novas modalidades aprendidas. Analise ainda se elas incorporaram uma rotina de convivência cooperativa.
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário