terça-feira, 7 de junho de 2016

Gestão de instalações esportivas para profissionais de educação física: EUA x Brasil



Uma maneira de fidelizar os clientes sem custos, gerando benefícios mútuos

Você, educador físico, gestor de alguma instalação esportiva, já pensou em como pode fidelizar os usuários do espaço gerando benefícios, tanto para sua organização, quanto para os atletas?

É isso o que revela o estudo feito pela pesquisadora Vanessa Tavares, mestre em administração e gestão do esporte. Vanessa realizou uma pesquisa comparando a utilização de instalações esportivas da USP (CEPEUSP) e da UMASS (Universidade de Massachussets). O objetivo do estudo era aplicar uma estratégia de negócios consagrada, a Cocriação de Valor, em um contexto esportivo, e entender de que forma esse conceito poderia ajudar a melhorar a gestão desses locais, gerando valor e trazendo maiores benefícios para todos aqueles que os utilizam, inclusive para o gestor da instalação.

A Cocriação de Valor consiste em uma estratégia organizacional que se encontra nos benefícios da utilização de um produto ou serviço. É explicada, não somente, pela oferta de produtos e serviços que visam suprir as expectativas e necessidades do cliente, mas também a possibilidade de compartilhar as experiências adquiridas e os talentos para contribuir na oferta do produto ou serviço, que resulta na qualidade da integração, na reciprocidade gerada e nos resultados do processo. Através de um modelo denominado DART, as instalações foram analisadas sob a ótica de 4 pilares: Diálogo, Acesso, Risco e Transparência (DART), também chamados de “blocos de interação”.
Os resultados da pesquisa indicaram que “os blocos de interação” são praticados por ambos os gestores das instalações esportivas universitárias, porém, ainda de maneira inconsciente. Ambos os gestores se utilizavam de algumas estratégias da Cocriação de Valor sem qualquer tipo de conhecimento dos conceitos. Apesar das instalações esportivas da universidade norte-americana apresentarem uma estrutura mais completa e preparada para receber os atletas e a comunidade em geral, o CEPEUSP também apresentou dados satisfatórios.

Por fim, é importante frisar que a estratégia de Cocriação de Valor pode ser usada para aumentar o vínculo entre universidades e alunos, se traduzindo no bem estar do usuário, gerando fidelização por parte dos clientes. Para ter acesso à essa pesquisa na íntegra, clique aqui.

Fonte: Vanessa Tavares, pesquisadora, mestre em administração e gestão do esporte.

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