quinta-feira, 30 de junho de 2016

Saiba o que é síndrome da plica sinovial




Causada por uma inflamação na membrana que envolve a articulação do joelho, a plica sinovial é uma das causas de dores dos corredores
Pouco conhecida entre os corredores, a síndrome da plica sinovial pode ser uma das muitas complicações que podem causar dores no joelho. O problema é decorrência de uma dobra ou excesso de membrana que envolve a articulação da região e que, por conta do esforço repetitivo, pode vir a inflamar.
O nome da síndrome faz referência à articulação do joelho, chamada sinovial, que é revestida por uma membrana responsável por lubrificar a articulação e reduzir o atrito. Já a plica (ou dobra) é um resquício embrionário, uma vez que essa sobra de membrana deveria ser absorvida pelo organismo durante a formação do feto.
Apesar de quase todas as pessoas terem essa “sobra” de membrana, apenas poucas delas desenvolvem a síndrome. De acordo com Marcio Ferreira, ortopedista do Hcor, esse excesso da membrana pode ocorres em três regiões da articulação do joelho: suprapatelar (acima da patela), mediopatelar (na parte medial do joelho) e infrapatelar (abaixo da patela). “Esse resquício não traz consequência alguma em duas dessas áreas, porém, quando é na parte medial, ele pode gerar algum problema”, explica.
Segundo o especialista, mesmo tendo a plica nessa região do joelho, a pessoa pode chegar a nunca sentir dor. “O que vai determinar isso é a espessura e a quantidade de membrana extra que ela tem. Além disso, a prática de atividades repetitivas, como a corrida, que exige muito da articulação do joelho, podem vir a inflamar ou atrofiar essa membrana”.
O tratamento, contudo, é simples. Em um primeiro momento, é preciso de repouso e anti-inflamatório. Passada esta fase, é preciso investir no alongamento dos músculos posteriores de coxa e do ligamento retinacular, que fica nas laterais da patela; e também no fortalecimento de quadríceps. O gerente técnico corporativo da Cia Athletica, Cacá Ferreira, explica a importância dessa segunda etapa do tratamento e indica alguns exercícios.
Exercícios de Alongamento
São indicados porque o encurtamento da musculatura do quadríceps (anterior da coxa) e dos músculos isquiotibiais (posterior da coxa) aumenta consideravelmente a pressão na articulação femuro-patelar, mantendo assim o pinçamento desta plica. “A recomendação é fazer de 3 a 4 séries dos exercícios pelo menos três vezes na semana”.
Exercícios de fortalecimento
No início, recomenda-se fazer esses exercícios de forma isométrica, buscando o equilíbrio entre a musculatura anterior e posterior da coxa; depois, estes devem ser executados de forma dinâmica, porém sendo realizado nos últimos 30 graus de amplitude, já que nesta angulação evita que a plica seja pinçada. “Os movimentos isométricos devem ter de 30 a 60 segundos de duração, e os dinâmicos repetidos de 12 a 20 vezes. Ambos devem ser executados de 2 a 3 séries, por três vezes na semana”.
icone-foto

(Fontes: Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da Cia Athletica; e Marcio Ferreira, ortopedista do Hcor)
Matéria publicada no site da O2 Por Minuto.

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Você sabe o que é metabolismo dos lipídios?



Tire todas as suas dúvidas sobre metabolismo dos lipídios

Adipócitos são células especializadas e formam nosso tecido adiposo (TA) e tem a função armazenar os ácidos graxos (AG) na forma de triglicerídeos (TG). São células que contém as mesmas estruturas que outras células, a diferença esta em que dentro dos adipócitos temos uma grande “gota” de gordura. Isso faz com que essas organelas sejam empurradas para borda da célula. A distribuição dos adipócitos se faz por todo o corpo e em baixo da pele, mas encontramos TA ao redor dos órgãos, principalmente intestino. A irrigação no TA se dá por meio de capilares que levam diversos suprimentos para manutenção da célula. Por meio desses capilares é que o TA recebe compostos glicosídicos (carboidratos), os quais são usados para síntese de ácidos graxos. A glicose passa pela parede capilar e vai para o espaço extracelular, ficando a disposição para os adipócitos. Em média, após uma refeição tradicional temos a estimulação do pâncreas que libera a insulina, essa interação entre esse hormônio e os adipócitos aumenta em 30 vezes a capacidade de transporte de glicose.

A insulina, por meio de receptores de membrana, promove a ativação de uma grande quantidade de GLUT4 – os quais são transportadores de glicose do espaço extracelular para o interior do tecido adiposo ou músculo. No interior do adipócito essa glicose será convertida para TG que ficará armazenado até ser necessário para o metabolismo energético. Mas o TA não é a única fonte de TG – podemos obter grandes quantidades dessa molécula por meio da alimentação – os quais são absorvidos por meio de “bolsas” de fosfolipídios-proteicos chamados de quilomicrons. Esses quilomicrons tem a função de transportar os TG para os adipócitos – músculos – fígado.

Em casos de excesso de consumo de carboidratos os TG podem ser sintetizados pelo fígado – agora esses TG são transportados por “bolsinhas” parecidas com os quilomicrons (análogos), chamadas de Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL). A VLDL tem a função de transportar o TG para o tecido alvo.  Os principais tecidos envolvidos na lipogênese, como vimos, são o fígado – tecido adiposo e durante a lactação as glândulas mamárias também.

Então não posso comer carboidratos?
Claro que pode, mas sabe quem pode te ajudar sobre isso? Um profissional que vai montar sua dieta usando cálculos específicos para saber se o que esta consumindo é pouco ou muito para seu gasto energético diário. Quando a quantidade de calorias consumidas é equilibrada com o gasto delas durante o dia, não teremos grandes problemas com acúmulos muito grandes de TG no TA.

(Fonte: Dr. Andre Lopes – PhD em Ciências do Movimento Humano – UFRGS).

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Como fazer mestrado em educação física?




Professores dão dicas de como pessoas interessadas podem ingressar no mestrado em educação física.

Foco e determinação. A receita não é lá grande novidade, principalmente para aqueles que possuem uma ligação direta com o esporte, mas para aqueles que desejam fazer mestrado em educação física, seguir essas duas palavrinhas fará toda a diferença durante o longo processo entre querer e se tornar um “mestrando”.

Como a maioria das coisas na vida, o começo talvez seja a parte mais difícil: ler muito, participar de eventos científicos e articular contato com professores mais próximos do seu tema de interesse. O mestre em gestão do esporte, professor e presidente da ABRAGESP, Luiz Haas, afirma:
“Acho que quem deseja realizar o mestrado precisa frequentar eventos científicos (congressos) com frequência para conhecer os principais pesquisadores e conhecer os trabalhos que vem sendo realizado por grupos de pesquisas.”

Depois que o interessado estiver, devidamente, contextualizado sobre o tema que deseja abordar durante o mestrado, o ideal é estreitar o contato com os professores que pesquisam sobre o assunto. É importante também acompanhar disciplinas de mestrado como aluno-ouvinte ou aluno-especial. A partir dessas experiências, o interessado passa a sentir com mais clareza o ambiente e a se aproximar do mundo da pesquisa.

Durante tudo isso, é importante também entender, de acordo com a CAPES (órgão que regulamenta os cursos de mestrado no país) os melhores cursos de mestrado em Educação Física. Atualmente, os melhores, segundo o órgão, estão em São Paulo, com a Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFE USP) com nota máxima de avaliação, 7, seguida por UNESP Rio Claro e UNIFESP, ambas com nota 6. Além disso, é importante ter uma clara noção da linha de pesquisa que você deseja seguir, que normalmente nessa área, estão divididas pelos temas a seguir: atividade física; pedagogia do ensino da ed. Física; teorias sobre corpo e movimento humano; gestão do esporte; Biomecânica do movimento; entre outras.

Estar atualizado e focado sobre o caminho que deseja seguir já serão grandes diferenciais no momento em que você desejar partir para o processo seletivo. O Professor Luiz Haas pontuou:
“Também é importante estar atualizado dos temas que são destaque nos congressos internacionais da área para que o trabalho desenvolvido durante o mestrado possa ser uma boa entrada para um doutorado realizado posteriormente.”

Se você deseja ingressar no mestrado, a hora de começar a se preparar é agora. Como já dissemos, leia muito, participe de eventos da área, assista aulas experimentais e se aproxime dos principais professores do tema. Esperamos que tenham gostado e que partam para mais esse desafio na carreira.

Em breve, publicaremos mais textos falando sobre esse tema. Boa sorte!

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Preparo esportivo para atletas de alto rendimento



Separamos cinco dicas para profissionais de educação física que desejam trabalhar com preparação esportiva em esportes de alto rendimento.

Quando vemos atletas em competições de alto rendimento a maioria das pessoas não imagina o que envolve a preparação de cada um para chegar ao ápice físico. Tanto nos esportes individuais, quanto nos coletivos, a evolução da preparação física, juntamente com a fisiologia do exercício, em conjunto com técnicas preventivas de lesão, impulsionaram os esportes a níveis nunca imaginados.

Ser um profissional da preparação física que esteja envolvido com o alto rendimento requer muito estudo e muito compromisso com a profissão. Estudos e técnicas novas são implementadas todos os dias nas mais diferentes modalidades e as possibilidades de desenvolvimento dos atletas extrapolou as salas de musculação há muito tempo. Claro que essa parte jamais poderá ser descartada ou desmerecida, porém, como a demanda das necessidades físicas aumentaram na maioria dos esportes, cabe ao profissional moderno buscar novos meios e técnicas para a busca da excelência.

Deixo aqui cinco dicas que considero imprescindíveis para profissionais de educação física que desejam trabalhar com preparação esportiva em esportes de alto rendimento. São elas:

1- estude fisiologia do exercício, assim você terá condições de trabalhar com todas as modalidades esportivas;

2- conheça o estilo de treinamento do seu técnico, lembre que treinamentos técnicos e táticos também requerem esforço físico;

3 – conheça as necessidades individuais dos atletas, além de respeitar as valências físicas da modalidade, é necessário individualizar o trabalho físico;

4- a preparação física é apenas uma das áreas de apoio para a modalidade esportiva, que leva as melhores condições físicas para o esporte de rendimento;

5- Lembre o preparador físico não ganhará jogo, mas perderá, você ouvirá que em caso de vitoria a tática, a técnica, o grupo, as individualidades fizeram a diferença para a vitória. No caso de derrota, não é difícil ouvirmos que a equipe perdeu porque estava mal fisicamente e algo precisa ser revisto.
É isso, amigos. Sejam bem-vindos a doce loucura do esporte de rendimento.

(Fonte: Robson Guerreiro é preparador físico de alto rendimento há mais de 15 anos. Já passou pela seleção brasileira feminina e por grandes clubes da Superliga. É mestre em gestão do esporte e Fundador da Liga 1 de Futebol Universitário).

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

O que treinar quando o tempo está curto?




Saiba como deve ser o treino de musculação e que exercícios devem ser priorizados quando não se tem muito tempo para treinar.

A rotina puxada do dia a dia não permite, muitas vezes, que o atleta se dedique como deveria aos treinos de musculação, ainda mais quando esse tempo livre é dividido com outras atividades, como corrida, ciclismo ou natação. Quem se enquadra, portanto, nesse perfil deve buscar fazer um treinamento diferenciado em que os esforços sejam de alta intensidade e de curta duração, e intercalados com períodos de recuperação.

De acordo com Alexandra Yamaguti, professora da rede de academia Cia Athletica, os exercícios de treinamento intervalado de alta intensidade devem ser feitos com mais atenção para se obter resultado. “Os movimentos precisam ser mais precisos e eficientes, executados com grande amplitude e envolver grandes e vários grupos musculares”, explica.

Atualmente, os métodos de treino intervalado de alta intensidade mais praticados são:

1) Protocolo de Tabata: segundo estudos científicos desenvolvidos por Izumi Tabata, no Japão, foi criado um protocolo de 4 minutos que envolvem 8 ciclos de 20 segundos de exercícios realizados na intensidade máxima, com intervalo de 10 segundos de descanso.

2) Protocolo de Gibala: feito pelo pesquisador canadense Martin Gibala, consiste em um aquecimento de 3 a 5 minutos, com 8 a 12 séries de exercícios de 60 segundos em intensidade de 60% do Vo2 máximo, com 60 segundos de descanso, seguido de 5 minutos de desaquecimento.

“Esses protocolos podem ser usados em atividades como: andar, corrida, ciclismo, natação, entre outras diversas atividades; e podem ser intercalados com exercícios musculares como: push up (flexões de braço), squat (agachamentos), abdominais, pull up (barra), burpees, box jump (salto na caixa), wall ball (bola na parede), entre outros”. O treinamento deve ser realizado de 2 a 3 vezes por semana ou, dependendo da intensidade, até 5 vezes por semana.

(Fonte: Alexandra Yamaguti, professora da Cia Athletica, unidade Anália Franco)
Matéria publicada no site da O2 Por Minuto.

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Esteroides Anabólicos Sintéticos



Você conhece os efeitos dos esteroides anabólicos sintéticos?

A testosterona já foi isolada, sintetizada e usada durante décadas, mas ainda gera muitas discussões sobre como realmente ela atua no aumento da massa muscular. Geralmente a ação anabólica de todos os esteroides anabólicos é entendida apenas como a ativação direta do receptor e aumento da síntese proteica. Sendo assim, aumentar a produção ou suplementação de testosterona seria suficiente para aumentarmos a massa muscular. Sem dúvida alguma, esse é o motivador mais simples e básico do crescimento muscular feito por todos os esteroides anabólicos, ou seja, aumenta o hormônio que aumenta a excitação do receptor e, por consequência, aumenta a síntese proteica.

Mas será que seria apenas isso? Não, claro que não!

Existem efeitos indiretos que podem, possivelmente, afetar o crescimento muscular fora do que já se conhece e que afetam a síntese proteica e manutenção da massa muscular. Um mecanismo indireto é aquele que não é promovido pela ativação do receptor, mas o efeito que a testosterona têm sobre outros hormônios, seja pela liberação de substâncias que agem localmente ou fatores de crescimento intracelulares (talvez mediado por outros receptores da membrana celular).

Devemos nos lembrar de que a deposição da massa muscular envolve não somente a síntese proteica, mas também o transporte de nutrientes no tecido e controle da degradação proteica. A testosterona parece não aumentar o transporte de aminoácidos para o interior do músculo (1). Este fato, provavelmente, explica, em partes, a sinergia entre testosterona e insulina usada por fisiculturistas. Eles perceberam que usando a testosterona junto com a insulina, existe um aumento no transporte de nutrientes para as células musculares. Mas em relação à degradação proteica, nós vemos uma segunda via importante na qual a testosterona afeta o crescimento muscular. Considerado um dos mais importantes efeitos indiretos da ação andrógena, estes hormônios mostram afetar outros tipos de esteroides no corpo, os glicocorticoides (o cortisol é o mais conhecido deste grupo) (2).

O crescimento muscular é maior quando os níveis de testosterona estão mais altos que o cortisol. Com treinamento adequado e alimentação ajustada, é possível alcançar ótimos resultados, mas a batalha é constante para aumentar e manter a massa muscular. Estudos in-vitro demonstram que a testosterona tem uma grande afinidade por este receptor dos glicocorticoides (3) e sugerindo que alguns dos efeitos anabólicos são mediados por este efeito (4). Também se sugere que os andrógenos, indiretamente, interferem a ligação dos glicocorticoides ao DNA (5). Embora o efeito fundamental ainda seja discutível, o que se sabe é que a administração de esteroides inibe a degradação proteica mesmo em jejum, que demonstra ser um indicativo de seus efeitos anticatabólicos. Sendo assim, junte treinamento pesado, dieta de calorias restrita e EAS, e teremos um efeito interessante do ponto de vista estético. Saúde? Bem… se está interessado nesse assunto você não esta buscando SAÚDE.

(Fonte: Dr. Andre Lopes – PhD em Ciências do Movimento Humano – UFRGS e Expert Ativo do Portal da Educação Física. Site:
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Remo seco: seu novo aliado na perda de peso



Equipamento trabalha diversos grupos musculares ao mesmo tempo e pode ser muito efetivo para a perda de peso

Ao trabalhar resistência, força, flexibilidade e agilidade em um único aparelho, o remo seco tem se mostrado um ótimo aliado para quem está tentando perder uns quilinhos extras. A partir dos movimentos feitos na máquina, é possível exercitar membros superiores e inferiores, o centro do corpo e os glúteos, tudo ao mesmo tempo.

O aparelho de cardio training permite monitorar a cadência do movimento, intensidade e tempo de esforço, além de possibilitar o ajuste da carga para intensificar ainda mais o treino. Promove, também, a aceleração da frequência cardíaca, facilitando, assim, a perda de peso.

Contudo, ficar sentado no aparelho por um longo tempo pode ser chato e cansativo. O ideal seria, portanto, mesclar o remo com outros exercícios. A rede de academias Bio Ritmo, por exemplo, acaba de inaugurar uma aula chamada Bio Hard na qual se alterna o uso das máquinas de remo com exercícios funcionais.

“O treino tem como principal objetivo o emagrecimento e a melhora do condicionamento cardiovascular. É uma aula dinâmica e intensa que proporciona queima de até 600 calorias em 30 minutos”, explica o especialista Franklin Bisneto, professor da academia.

A aula é dividida em duas estações, a de remo e a dos exercícios funcionais, sendo que a cada seis minutos os alunos fazem a troca. E para quem pensa que remo exige apenas força nos braços está muito enganado. “É 60% perna, 20% core e 20% braço”, diz o professor.

Quem ficou interessado em participar da aula pode solicitar o free pass no site da Bio Ritmo. A cada duas semanas, o treino estará em uma unidade diferente. Para saber a programação, entre em contato pelo telefone (11) 3365-0800 ou acesse pelo site.

Matéria publicada no site do Ativo.com.


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

terça-feira, 21 de junho de 2016

Correr com cólica é possível



Apesar das dores e desconfortos, correr com cólica pode oferecer alguns benefícios para as mulheres

As temíveis cólicas normalmente são caracterizadas por contrações na musculatura, geralmente abdominal, e podem ocorrer no útero ou no intestino. Suas causas podem ser variadas, como o período de menstruação e fatores envolvidos com a endometriose – tecido que reveste o útero e que pode causar o problema por não conseguir expelir o sangue da menstruação de maneira adequada.

Existem vários tipos de cólica e o recomendado é, em cada caso, adotar uma estratégia diferente quanto aos treinos. “Se for uma cólica menstrual e a mulher estiver muito indisposta, é mais aconselhável que ela faça o repouso”, fala Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra. “Já se a cólica é mais leve, a atleta pode se beneficiar da corrida para aliviar as dores até mesmo para os próximos ciclos”, completa.

Deixando de lado a indisposição e falando em dores, o preparador físico Felipe Kutianski aconselha que, caso sejam muito fortes, o melhor mesmo é o repouso. “Já as mulheres que não sentem uma cólica tão forte a ponto de ter que fica de cama, correr, mesmo com pequenas dores, pode trazer benefícios, já que a atividade libera endorfinas (hormônio responsável pelo bem-estar).”

Para as mulheres que sofrem muito com as cólicas, Felipe Kutianski dá uma dica: “Eu recomendaria algumas técnicas de Pranayamas (respirações ativas do Yoga) e exercícios básicos em casa de respiração. Boa parte das mulheres sofre com as dores pelo simples fato de não terem um controle sobre sua respiração.”

Quem opta por praticar a atividade pode, inclusive, experimenta benefícios a longo prazo. “A mulher que faz atividade física periodicamente tende a ter uma qualidade melhor no período menstrual e ter menos cólica”, finaliza Mantelli.

Sem cólicas
Para evitar sentir cólicas, existem alimentos que ajudam a diminuir as contrações uterinas. Entre eles, os ricos em cálcio e potássio influenciam diretamente. Além disso, com acompanhamento profissional, é possível evitar as cólicas (ou diminuir sua intensidade).
Algumas dicas recomendadas por profissionais:

1) Controlar a intensidade da atividade
Forçar muito o seu corpo pode piorar a cólica, por isso, nesse período treine com menos intensidade;

2) Exercícios menos intensosNesse período, além da corrida, alongamento, caminhada e Yoga são recomendados para a mulher por serem atividades de baixo impacto e não prejudicarem ainda mais o período de cólicas.

3) Coma os alimentos certos
Alimentos que possuem ômega 3 são recomendados para esse período por melhorar as contrações. Opte por salmão e atum, por exemplo. Ainda existem mais alguns relaxantes musculares naturais, como castanha do Pará, batata, banana etc.

4) Aposte no calor
O frio pode piorar as dores da cólica, por isso, procure se manter em um lugar mais quente. A prática de exercícios deixa o corpo aquecido, ajudando com as dores.

5) Descanse
Após a prática de exercícios é importante descansar bastante e deixar o corpo relaxar. Não abuse!
(Fontes: Dr. Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra. Felipe Kutianski, preparador físico)
Matéria publicada no site O2 Por Minuto.

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Ferramenta web melhora performance do profissional de educação física



E se você pudesse utilizar a tecnologia para melhorar a sua performance como profissional?

O Portal da Educação Física foi até o Prof. Dr. André Lopes (PhD em Ciências do Movimento Humano) conversar sobre o seu mais recente projeto com foco em profissionais de educação física: o Pro Fit Box.

Desenvolvido por uma série de treinadores, professores universitários e pesquisadores, o Pro Fit Box é uma ferramenta web que tem como objetivo tornar a rotina de trabalho do profissional de educação física em algo, absolutamente, mais organizado e eficiente. O sistema permite que o profissional possa:

1- Ter disponível um método seguro de avaliação do sistema fisiológico, composição corporal e muscular, que ajuda a manter seu aluno motivado com laudos inteligentes e objetivos;

2- Usar um sistema de prescrição de exercícios que é desenhado para as necessidade e peculiaridades dos seus alunos conforme o que você idealiza. Um sistema que lhe permite desenvolver seus métodos de maneira personalizada;

3- Prescrever e verificar a progressão de intensidade, volume e benefícios que sua prescrição está proporcionado para seus atletas por sessão, semana, mês e trimestre.


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Você sabe o que é consciência gerontológica?



Hoje não é incomum trabalharmos 5, 10 anos com nossos clientes, mas será que estamos atentos às mudanças que o avanço da idade traz?

O Brasil será, em poucas décadas, um dos países com o maior número de idosos do mundo.
Em 2050, nada menos que 64 milhões (30% da população) de brasileiros estarão com 60 anos ou mais. Hoje são 25 milhões (12% da população) e a expectativa de vida saltará de 75 para 81 anos.
O grande desafio é o desejo dessas pessoas de continuarem independentes e com autonomia e eu tenho certeza que isso não é nenhuma novidade, certo?

Agora o que muitas vezes parece óbvio pode, em certas ocasiões, passar despercebido e nos surpreender. O envelhecimento não aparece de repente, ele acontece ao longo dos anos e precisamos ficar atentos a esses sinais, como por exemplo: quantas vezes escutamos a frase “caí de maduro” e achamos normal ou até damos uma risadinha? A pergunta é: o que podemos fazer para que essas pessoas continuem independentes e autônomas?

Hoje não é incomum trabalharmos 5, 10 anos com nossos clientes, mas será que estamos atentos às mudanças que o avanço da idade traz?

Nesse ponto que a frase consciência gerontológica chama a atenção: precisamos ficar atentos, nos tornando investigadores desse processo para antecipar os acontecimentos com medidas preventivas. Mas para isso temos que ter visão global e sermos interessados no dia a dia dos nossos clientes e sempre se perguntar: o que mais eu posso fazer?

Esta consciência pode se desenvolver de diversas formas. Podemos começar nos interessando de verdade em conhecer o contexto em que o nosso cliente vive, quais são seus sonhos e o que devem fazer no seu dia-a-dia para continuar sendo independentes e realizando suas tarefas.
De posse desse conhecimento, devemos elaborar estratégias individualizadas que ajudarão essas pessoas a seguirem com seus planos de vida.

Um dos grandes erros cometidos pelos profissionais que atendem essa faixa etária é impor nosso plano de exercícios ou algo previamente planejado e engessado para todos. Quem conduz o objetivo do treinamento é o cliente; nosso conhecimento entra no momento em que adaptamos os desejos da pessoa à conduta necessária. Exemplo: um cliente que procura seu serviço tem 70 anos e deseja continuar jogando tênis. O que você pode fazer para que ele se sinta realizado? O olhar se torna diferente quando quem o procura é uma mulher de 70 anos que sente dor lombar e que ajudar a sua filha a cuidar dos netos. Somos muito mais do que somente professores de educação física – nós tornamos possível o desejo dos nossos clientes de continuarem participativos e incluídos na sociedade.

Vejo uma grande oportunidade para os atendimentos como personal trainer para esse público, pois esse profissional tem a chance de fazer um acompanhamento personalizado. Com isso, ele tem a possibilidade de identificar pequenas mudanças – tanto físicas quanto de história da pessoa – e de fazer pequenas intervenções no decorrer dos atendimentos. Mas, para que isso aconteça, esse profissional precisa saber mais a respeito do processo de envelhecimento – não só no contexto físico, como também no contexto emocional, que pode muitas vezes afetar o desempenho físico. 

Com esse público, o atendimento começa no aperto de mão, passa por questionamentos sobre os medicamentos que a pessoa está fazendo uso ou se aconteceu algo atípico que vale a pena ser compartilhado. Pequenos acontecimentos podem resultar, por exemplo, em alterações na pressão arterial ou na estabilidade.

Diante do que foi apresentado, a frase “entender para atender” deve ser a base da conduta do personal trainer em todos os seus atendimentos com o público idoso. Lembrando sempre que esse não é somente um mercado promissor financeiramente, mas também uma oportunidade de “ganha-ganha”: o personal trainer ganhar por adquirir mais conhecimento para atender esse segmento e o cliente ganha em ter um profissional mais bem preparado para atendê-lo.

(Fonte: Marco Lopes)

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Médico alerta para importância de exames antes de atividades físicas




De acordo com especialistas, cerca de 90% dessas mortes, inclusive as decorrentes de mal súbito, poderiam ser evitadas com o diagnóstico básico de um simples eletrocardiograma, seguido de tratamento e acompanhamento médicos adequados.
Depois de duas mortes registradas, apenas no mês de junho, durante a prática de esportes em academias da capital paulista, médicos voltam a alertar sobre a necessidade de fazer exames médicos, principalmente, o eletrocardiograma, para avaliar as condições físicas e a possibilidade de existência de algum problema cardiológico. Uma lei municipal de 2013 desobriga as pessoas de apresentar atestados de saúde para matrículas em academias.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 140 mil pessoas morrem de doenças do coração no Brasil a cada ano. De acordo com especialistas, cerca de 90% dessas mortes, inclusive as decorrentes de mal súbito, poderiam ser evitadas com o diagnóstico básico de um simples eletrocardiograma, seguido de tratamento e acompanhamento médicos adequados.
O cardiologista do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente da Sociedade Internacional de Eletrocardiologia, Carlos Alberto Pastore, alerta para a necessidade de se fazer o eletrocardiograma em crianças e adolescentes que vão iniciar a prática esportiva ou que têm histórico de doença cardiovascular na família.
“Existem doenças elétricas do coração que só são desencadeadas quando é feito um esforço forte ou exercício intenso. Por isso a importância do eletro ficou grande para prevenir doenças do coração. O eletro dá dicas de que essas doenças podem existir. Como os adolescentes estão iniciando mais cedo os esportes, o eletro é importante para obter uma identidade do coração.”
Entretanto, o médico destacou que é importante que seja feita uma boa interpretação do exame, o que já é possível devido às evoluções registradas nos últimos 20 anos. “Nós conseguimos várias informações que nos deram subsídios para interpretar vários eletros que no passado não conseguíamos. Esse exame existe há mais de 100 anos e é tecnicamente fácil e o mais barato, mas a boa interpretação é fundamental.”
Segundo o médico, mesmo que não haja mais a exigência de apresentar atestado médico, é preciso que as pessoas se conscientizem e façam o eletrocardiograma. “É um erro as academias e clubes não exigirem avaliação cardiológica para início de atividade física. Mesmo que isso não seja solicitado, os pediatras devem ficar atentos, orientando os pais a levarem os filhos para consulta com o cardiologista, principalmente antes do início da prática física”, afirmou Pastore.
O eletrocardiograma é eficaz também para acompanhar pacientes sob uso de medicamentos (antibióticos, antialérgicos, antidepressivos e até antiarrítmicos) que, em alguns casos, agem negativamente sobre o coração, principalmente quando o órgão é acometido de uma doença silenciosa, ainda não diagnosticada. “Muitas vezes, a doença é congênita e não apresenta qualquer sintoma, mas, ao interagir com medicação inadequada, pode ser fatal.”
Matéria publicada no site Diário de Pernambuco

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Alimentos para aumentar a imunidade




Com a grande variação de temperatura comum dessa época do ano, saiba quais alimentos ajudam a aumentar a imunidade.

A grande variação de temperatura comum nesta época do ano coloca o sistema imunológico à prova. O ar seco, o frio e fatores climáticos típicos de grandes metrópoles (como a poluição) exigem ainda mais do organismo, elevando a incidência de gripes e resfriados, entre outros problemas. Alimentos específicos podem ajudar a amenizar esse cenário. Por isso, a nutricionista Liane Schwarz Buchman fez uma lista de aliados para aumentar a imunidade.

AbacateO abacate é rico em Ômega 3, substância que ajuda no melhor funcionamento do cérebro, já que estimula a circulação do sangue e aumenta a capacidade de concentração. Além dissoele é ótimo no combate de radicais livres decorrentes do exercício intenso
O abacate é rico em vitamina E, importante micronutriente que auxilia o sistema imune. Além disso, o abacate possui fitoesterol, substância que ajuda na inibição e na absorção do colesterol ruim”, argumenta Liane.

Leites e derivadosCom alto valor nutricional, os leites e seus derivados são grandes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, colaborando para o o equilíbrio diário de cálcio, nutriente fundamental para a manutenção da estrutura óssea.
“Os iogurtes em especial possuem lactobacilos importantes para a manutenção de nosso organismo. Esses lactobacilos possuem ação probiótica, turbinando, assim, o sistema imune”, explica a nutricionista.

SalmãoO salmão é rico em ácidos graxos, substância que o organismo não pode produzir sozinho. Assim, sua ingestão deve acontecer por meio da alimentação. Esses ácidos possuem grande poder anti-inflamatório, o que faz deles essenciais para a manutenção do sistema imunológico.
Além disso, o consumo de peixes é associado à redução de mortes por doenças cardíacas, já que o Ômega 3 presente nos peixes ajuda na diminuição de doenças cardiovasculares.

Frutas cítricasFrutas cítricas como laranja, limão e tangerina, por exemplo, possuem elevado número de antioxidantes, vitaminas C e E, carotenoides, clorofilas e flavonoides. “A maioria dos antioxidantes presentes em cítricos são  vitamina C e polifenóis, principalmente flavonoides – sendo responsáveis por melhorar o sistema imune e auxiliar a manter a homeostase do organismo”, ressalta Liane Buchman.

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Dicas para gerir melhor a sua academia



Descubra como melhorar a gestão da sua academia e conquiste mais clientes

Em um mundo cada vez mais competitivo, é natural que empresas dos mais diversos segmentos busquem na inovação uma maneira de se diferenciar no mercado. Clientes cada vez mais conectados, informados e exigentes, obrigam as empresas a se afastar do modo tradicional de ofertar seus produtos e serviços, ou seja: é cada vez mais difícil encontrar espaço para empresas que continuam focadas em comercializar produtos com base em suas convicções mercadológicas. Devido ao novo comportamento dos clientes/consumidores, uma nova maneira de pensar e agir vêm sendo adotada pelos mais diversos negócios, baseando-se no relacionamento e na experiência memorável proporcionada aos clientes. O intuito de oferecer aos clientes a experiência, e não somente produtos e serviços, traz como benefício o desenvolvimento de vínculos duradouros além do incentivo de recompra.

E é exatamente isso o que confirma a pesquisa realizada pela mestre em Gestão do Esporte Vanessa Tavares. Vanessa desenvolveu um estudo envolvendo 4 academias de ginástica da Zona Norte de São Paulo de diferentes portes, realizando o que é conhecido como “Estudo de Casos Múltiplos”. No caso, a gestão das 4 academias de ginástica foram analisadas de maneira profunda, e Vanessa entrevistou 51 pessoas entre gestores, funcionários e clientes para se chegar ao resultado final.

Conforme as informações do SEBRAE (2014), o Brasil é o segundo país no mundo em número de academias, ficando atrás somente dos Estados Unidos. Ainda reforça a IHRSA – International Health, Racquet & Sports club Association que esse aumento na abertura de novas empresas no ramo de fitness, ocorre devido ao aumento da procura pela prática regular de atividades físicas e a busca de um espaço adequadamente equipado e seguro. Tudo isso se configura como um bom momento para investir nesse tipo de negócio, desde que com uma gestão segura e eficaz.

Os resultados da pesquisa, concluída em Março de 2016, mostraram que independente do porte da academia, a comunicação entre gestores e funcionários é falha e gera o afastamento da relação entre os profissionais envolvidos. Por consequência, ocorre o que é chamado de desalinhamento estratégico. Em um ambiente que ocorre somente o diálogo básico necessário, é mais nítido que não há engajamento, e tal gap implica no fato de motivar os alunos (clientes) a realizarem suas atividades com empenho, causando impacto negativo na experiência memorável e o afastamento relacional entre todas as partes, principalmente em termos do que a academia oferece e o que é percebido e esperado pelos clientes. Durante a pesquisa, notou-se também que o professor é um ponto chave para que a experiência vivenciada pelos clientes seja memorável.

A conclusão da pesquisa demonstra que a experiência única não ocorre por meio da diversificação de modalidades e atividades oferecidas pela academia, mas sim pela experiência memorável que ocorre por meio do bom atendimento. Conforme as entrevistas dos clientes, para a ocorrência de um bom atendimento é preciso em primeiro lugar o diálogo constante, o acesso as informações, o que permite aos alunos sentirem-se parte da academia.

(Fonte: Vanessa Tavares é educadora física, especializada em gestão de pessoas e mestre em gestão do esporte).

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

quinta-feira, 16 de junho de 2016

O que é Diastase Abdominal?



Diastase abdominal é o afastamento dos músculos retos do abdomen. Quando há um aumento da pressão intra abdominal com o afastamento destes músculos (gestações múltiplas, obesidade, desnutrição, etc) ocorre a diástase.

Quando você apalpa a parede externa do seu abdômen, sente como se um pequeno buraco separasse os dois lados da musculatura da sua barriga? Se a resposta for SIM, está na hora de procurar um médico.

O que você tem é chamado diastase, uma separação entre certos músculos abdominais que, se não for tratada, é muito comum provocar dores nas costas e nas pernas. Esse problema acomete cerca de 30% das mulheres no pós-parto.

1- O que é a diastase abdominal?
Resposta: Diastase é o afastamento dos músculos retos do abdome. Estes músculos são aqueles que fazem os “gominhos” do abdome “malhado”, são em número de dois e paralelos, laterais um ao outro. Quando há um aumento da pressão intra abdominal com o afastamento destes músculos (gestações múltiplas, obesidade, desnutrição, etc) ocorre a diastase.

2 – Existe algum risco de saúde?
Resposta: As mulheres que não fazem exercícios físicos e, assim, não têm o abdômen trabalhado, desenvolvem mais chances de apresentar o problema. Contribuem também hormônios que, na gestação, provocam relaxamento muscular. Os fatores que predispõem uma mulher grávida para uma diastase do reto abdominal são usualmente: gestações múltiplas, obesidade, um bebê grande e excesso de líquido amniótico. Os sintomas mais comuns são dores na zona lombar, nádegas, coxas e uma protuberância no meio do abdômen quando se senta ou está de pé.

3 – Como descobrir se tenho diastase?
Resposta: É simples o diagnóstico é feito com o exame físico. Você pede para a paciente deitada se levantar sem o auxílio das mãos (como se fosse fazer abdominal) e percebe-se uma elevação na região central do abdome. Para saber a extensão do problema e ter mais clareza no diagnóstico deve-se fazer um ultrassom e buscar a avaliação de um fisioterapeuta. Se o afastamento for menor que quatro centímetros, exercícios físicos para a região abdominal podem reverter a situação em até três meses. Se for maior, é necessária uma cirurgia para unir os lados.

4 -Existe algo que possa fazer sozinha para identificar o problema?
Resposta: Na maioria das vezes, o diagnóstico é feito pela própria paciente, ela só não sabe o nome do problema. Ela se queixa justamente de um abaulamento na região central da barriga ao se levantar, ao tossir ou fazer algum esforço.

5 – O que pode ser feito para evitado.?
Resposta: Não pode ser evitado não dá para prevenir a diastase, mas manter o espaçamento entre as gestações em pelo menos dois anos, fazer exercícios físicos que fortaleçam a região, como pilates, acompanhados de um profissional ou trabalho do CORE.

6 – Existe algum tratamento?
Resposta: Sim, mas depende do tamanho do afastamento, o tratamento mais indicado é o exercício físico, ativação de CORE.

7 – Como é o procedimento cirúrgico?
Resposta: a cirurgia consiste num corte transversal no abdome inferior (como se fosse uma cesariana) com descolamento do tecido até o nível do umbigo ou acima se for necessário. Faz-se uma aproximação dos músculos sendo eles fixados pela aponeurose (uma pele grossa que recobre a musculatura abdominal como se fosse uma cinta). Esta cirurgia também é estética pois diminui o volume do abdome e define a cintura da paciente. O tempo de recuperação após o parto é diferente para cada mulher.

É muito comum aparecer a DIASTASE quando o intervalo de uma gestação para outra é menor que dois anos, pois o corpo pode levar mais de um ano para que a recuperação completa ocorra.

Matéria publicada no site Torcedores.com

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA