Pesquisa revela que iogurte pode diminuir o risco de hipertensão
Uma recente pesquisa descobriu que o iogurte pode reduzir em até 20% o risco de hipertensão, sobretudo, em mulheres.
Conjugado com hábitos saudáveis, a pesquisa confirma que o risco de doenças cardiovasculares diminui bastante com uma alimentação adequada e com a prática de exercícios físicos. A hipertensão é a principal causa de infartos e AVC.
A cardiologista Patricia Rueda explica que essa pesquisa, realizada nos Estados Unidos, acompanhou pessoas por muitos anos e avaliou “o impacto do consumo de iogurte no desenvolvimento da pressão arterial. A pesquisa observou que entre as mulheres que consumiam pelo menos 5 porções de iogurte por semana, o risco de desenvolver hipertensão arterial foi 20% mais baixo do que as que não consumiam essa quantidade”.
Fatores como raça, padrão alimentação, IMC, hábitos de vida foram relacionados ao desenvolvimento de doenças tanto cardiovasculares como de outras. O impacto do iogurte na vida de pessoas foi analisado num grupo de mulheres e em outro de trabalhadores do sexo masculino.
A justificativa para o resultado da pesquisa ainda é desconhecida. Mas algumas hipóteses foram levantadas. Uma delas é que o potássio e o magnésio, encontrados nos laticínios, estão associados à diminuição do risco da pressão alta. Outra hipótese é que os lactobacilos presentes no iogurte reagem no organismo inibindo uma enzima que reduz a pressão arterial.
Entretanto, a cardiologista alerta que é preciso bom senso para analisar o resultado da pesquisa, que deve ser interpretado como um indício de que um nutriente pode trazer benefícios, mas que o fundamental é manter hábitos saudáveis. Tanto que mulheres obesas tiveram anulados os efeitos benéficos do iogurte. Isso conclui que o resultado da pesquisa confirma que é importante manter o peso, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.
Desde criança, deve-se medir a pressão arterial. As mulheres têm cada vez mais sofrido com doenças cardiovasculares. Na menopausa, as mulheres ficam expostas ao mesmo risco que os homens. A hipertensão é uma doença silenciosa, por isso é tão importante fazer exames de rotina, anualmente, medindo a pressão arterial.
Nos casos em que for preciso tomar um medicamento para hipertensão, esteja ciente de que ele controla a pressão a um nível adequado, e não a diminui. É preciso tomar o remédio diariamente, segundo a recomendação do cardiologista.
Matéria publicada no site Green Me.
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário