terça-feira, 23 de junho de 2015

Nutricionista alerta para a importância da hidratação durante o inverno



Com chegada do inverno, a sensação de sede praticamente desaparece. Mas isso não significa que o corpo não precise de água. “Perdemos água pela urina, vias respiratórias e até pela pele. Como o uso de roupas quentes é mais frequente nesta época, a transpiração evapora rapidamente por conta do ar frio e seco”, lembra Liane Buchman, da Clínica BodyHealth, Bodytech Eldorado.

De acordo com ela, durante a estação fria o corpo produz mais calor e consequentemente o suor. “Esse cenário desencadeia a desidratação. Por isso, para quem faz atividade física é preciso ter cuidado redobrado com a hidratação, já que a perda de líquido é ainda maior”, acrescenta Liane.

Para reverter esse quadro, beber de dois a três litros de água é uma recomendação válida em qualquer estação do ano. A ingestão de água é importante para manter o bom funcionamento do organismo: ajuda a moldar o bolo fecal, regula a temperatura e elimina as toxinas pela urina e pela transpiração corporal.

Alguns alimentos também podem auxiliar na ingestão de líquidos: frutas (melão, melancia, laranja), legumes e verduras (chuchu, pepino, alface), chás naturais (camomila, erva cidreira e mate) e sopas são excelentes opções para manter o corpo hidratado.

Segundo a nutricionista, a desidratação durante a atividade física pode gerar desde câimbras, fadiga, elevação da frequência cardíaca, tonturas, náuseas até alterações na audição e visão. “Treinos com mais de uma hora exigem cuidado com a hidratação, pois nesses casos, além do líquido é necessário repor os sais minerais, principalmente o sódio que atua na regulação de fluído e retém a água para manter o corpo hidratado”, enfatiza Liane Buchman.

**Dicas sobre a reposição de água**

– O recomendado é ingerir 500 ml de líquidos, duas horas antes da atividade física para promover hidratação adequada e ter tempo suficiente para a excreção da água ingerida em excesso;
– Durante os exercícios, o ideal é beber água em intervalos regulares. O objetivo é ingerir líquidos em quantidade suficiente para repor toda água perdida pelo suor;
– É importante que os líquidos sejam ingeridos em temperatura menores do que a temperatura ambiente (entre 15 e 22C);
– A adição de quantidades adequadas de carboidratos e eletrólitos para eventos com duração de mais de uma hora;
– Em atividades de longa duração pode-se adicionar sódio na solução de reidratação;


Matéria publicada no site Maxpressnet


TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário