É muito comum encontrarmos textos de divulgação e apelos chamativos para algumas modalidades valorizando o quanto certa atividade seria capaz de promover em termos de gasto de calorias. Este raciocínio parte de um pressuposto errado de que quanto mais calorias a atividade exigir, mais calorias serão gastas na sua execução.
Propagandas de academias e equipamentos de ginástica consideram uma intensidade que só seria possível a atletas profissionais, nunca amadores.
É muito comum encontrarmos textos de divulgação e apelos chamativos para algumas modalidades valorizando o quanto certa atividade seria capaz de promover em termos de gasto de calorias. Este raciocínio parte de um pressuposto errado de que quanto mais calorias a atividade exigir, mais calorias serão gastas na sua execução.
É muito comum o apelo de uma aula de uma atividade que esteja em moda promover o gasto de por exemplo 900kcal. Este valor está muito acima do que um indivíduo, que não seja atleta altamente treinado, poderia gastar em uma aula ou um treino.
O raciocínio correto a este respeito tem como ponto de partida a aptidão física de cada indivíduo. Em outras palavras, o gasto de calorias que pode ser despendido em uma sessão de atividade física, depende da competência do “motor metabólico” de cada um.
O gasto de energia ou produção calórica de uma atividade física está na razão direta do consumo de oxigênio para combustão dos substratos energéticos. Este consumo de oxigênio é limitado pela capacidade cardiorrespiratória ou seja, pela aptidão aeróbica.
Um indivíduo comum, com o perfil de um jovem iniciante em um programa de exercícios, nunca teria aptidão física para manter uma atividade com um consumo de oxigênio acima de 1,8 litros por minuto por mais de 30 minutos. Cada litro de oxigênio consumido produz cerca de 5kcal, portanto o gasto de calorias tolerado por este indivíduo seria de até 9kcal por minuto. Se ele tiver determinação de tolerar 40 minutos ininterruptos de atividade vai conseguir um gasto calórico de 360kcal!
Para gastar 900kcal em uma hora de atividade ele teria que ter a capacidade de manter um consumo de oxigênio de 3 litros por minuto. Isto significa que ele teria que aumentar em 66% sua aptidão aeróbica. Os apelos de modalidades, ou mesmo de aparelhos de ginástica que tentam seduzir principalmente os iniciantes em programas de exercícios com propostas capazes de queimar centenas de calorias são, na grande maioria das vezes, absolutamente enganosos.
Não seria impossível montar uma hora de atividade com o efeito potencial de queimar 800 ou 1000kcal. Também não seria impossível utilizar um aparelho de ginástica que promova tamanho gasto calórico. Bastaria, por exemplo fazer o indivíduo correr numa esteira a 15 Km/h – o que dá um pace de 4min/km- continuamente durante 60 minutos. O impossível será um indivíduo comum ter tolerância e aptidão física para tolerar tamanha demanda metabólica.
Por Turíbio Barros
Matéria publicada no site Eu Atleta
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
TAO EDUCAÇÃO - CURSOS ON LINE PARA SUA EVOLUÇÃO
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário