terça-feira, 16 de agosto de 2016

Livro ensina treinos e metodologias para hipertrofia



Por que é tão difícil aprender sobre ciência na educação física?

Vamos colocar alguns pontos importantes antes de continuar a ler, aprender sobre ciência é difícil em todas as áreas. Mas a culpa não é sempre sua e muito menos da ciência. Vamos rever algumas coisas sobre aprender. A aprendizagem é algo envolvente, sedutor e interessante. A ciência não se mostra dessa forma para a maioria das pessoas. A maioria dos cientistas não se preocupa em falar em uma linguagem mais interessante. Eles partem do princípio de que a ciência é importante só por ser ciência.

Eis o grande erro!
Não consigo gostar do que não entendo.
Lembro-me nitidamente que não gostava de aprender, não existia maneira de achar interessante passar meu tempo lendo.
Eu me perguntava, e às vezes fazia a mesma pergunta para meus pais e professores; por qual motivo preciso ler isso? A resposta vinha como, “passar no vestibular” ou “porque sim”! Às vezes tinha resposta como; “para não carregar tijolos”.
Tirando a parte de não carregar tijolos o resto não fazia nenhum sentido para mim.
Certo dia eu perguntei para minha professora de biologia; “por qual motivo tenho que ler tanta coisa sobre células e biologia”?

Ela me respondeu: “para ter conhecimento, saber as coisas te torna uma pessoa mais interessante e todos querem conversar e conviver com pessoas interessantes”.

Bingo! Isso me fez sentido, eu queria ser interessante e saber, ter conhecimento era uma maneira de ser assim. A partir disso eu comecei a ver mais sentido e prazer em aprender.

Os cientistas/professores pecam exatamente nessa função, falam e escrevem de maneira muito difícil para grande maioria dos iniciantes. Em minha opinião, ensinar deve seguir os princípios de alfabetização, progressividade. Quando estamos aprendendo a ler, a professora usa A de Abelha – B de Bola – C de Casa… e logo estamos lendo as placas de propaganda.

Na área científica é da mesma forma, precisamos incentivar a leitura sem assustar o leitor. Largar um livro sobre a mesa com mais de 1,5 mil páginas é algo intimidador. Quando dizemos para os alunos que precisam ler esse monte de páginas isso passa ser algo que eles não podem imaginar o fim, isso afasta o interesse.

A ciência deve ser progressivamente ensinada, com textos fáceis de entender e ao longo do processo a dificuldade será aumentada pelo próprio interesse do leitor. Nesse momento a régua sobe e aprofundamos o conhecimento.

Quantas vezes você parou para ler sobre hipertrofia e treinamento por não entender os conceitos?

Complica-se muito sobre esses processos. Podemos entender sobre o assunto de maneira clara e objetiva, sem dor e traumas. Esse é o objetivo do livro: “Métodos e Princípios para hipertrofia muscular”. Um livro baseado em uma narrativa mais agradável, acessível e descomplicado na hora de tratar de assuntos interessantes relacionados a treinamento de força e hipertrofia. Na construção do livro foi usada uma técnica conhecida como Storytelling o que torna a leitura mais envolvente e sedutora. Eu tenho certeza que esse livro será à porta de entrada para você começar a gostar de aprender e levar isso para vida toda. Aprender ciência é legal!

(Texto feito pelo autor do livro, professor e doutor em ciências do movimento humano André Lopes).

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO

CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário