Conheça os benefícios da Fisioterapia e o quanto ela pode ajudar no tratamento para Condromalácea Patelar
Alguns sinais são muito característicos, como dor ao descer e subir escadas e rampas, dor ao agachar, dor em atividades vigorosas como o salto e a corrida, e dor ao permanecer por longos períodos sentado com os joelhos flexionados.
A causa dessa lesão ainda não é totalmente conhecida, o que sabemos é que a mulher é mais acometida do que os homens pela anatomia do seu quadril desfavorecer a ação dos músculos do glúteo, os principais estabilizadores dos membros inferiores.
Na literatura científica, os problemas biomecânicos são os mais citados para causar a lesão. Com a fraqueza dos músculos do tronco e glúteos, somada à falta do controle do movimento, o indivíduo aumenta a sobrecarga atrás da patela durante suas atividades, aumentando a pressão no joelho, levando ao desgaste articular.
Cerca de 40% dos problemas de joelhos tratados em centros especializados são justamente o desgaste da cartilagem patelar, ou seja, esse é o principal problema que acomete grande parte da população.
Como tratar?
A fisioterapia é o principal tratamento, uma vez que hoje cirurgias e medicações não tem comprovação de serem mais eficazes do que o tratamento fisioterápico.
O tratamento gira em torno de 4 a 6 semanas e é basicamente à base de muito exercício. Alguns sintomas clássicos para quem desenvolve a dor anterior no joelho é a tensão na musculatura anterior e medial da coxa (principalmente os músculos vasto lateral e adutores) e a dor nos tendões do joelho.
Por isso, a fisioterapia nas primeiras sessões trabalha em cima destas queixas realizando medidas analgésicas e anti-inflamatórias, bem como o relaxamento desses músculos. O fortalecimento dos músculos dos glúteos se dá desde a primeira sessão com exercícios de conscientização de como utilizar corretamente esses músculos.
Com o passar das semanas, o fortalecimento e o treino de controle dos movimentos evoluem até chegar ao gesto que cause a dor do indivíduo, seja ele o gesto esportivo ou simplesmente as atividades de vida diária da pessoa.
A fisioterapia é indicada de 2 a 3 vezes por semana durante as semanas de tratamento (4 a 6 semanas). Porém, o mais importante é que depois da alta, a pessoa tenha a consciência de continuar com os exercícios de fortalecimento dos músculos estabilizadores dos membros inferiores (Glúteos), pois se abrirem mão desse fortalecimento, a dor pode retornar, fazendo com que haja a necessidade de se afastar de suas atividades.
(Fonte: André Nogueira – Formado em fisioterapia pela Universidade São Camilo, especializado em reabilitação e traumatologia e em preparação de atletas, pela Santa Casa de Misericórdia. Já atuou como fisioterapeuta de esportistas de futsal, futebol e outros esportes. Também é sócio fundador da ClubFisio – fundada em 2011, a clínica de fisioterapia atua nas áreas de ortopedia, esportes, traumatologia, atm e pilates. Com amplo espaço e fácil acesso, a empresa está localizada em uma das principais avenidas da cidade de São Paulo – Avenida Faria Lima, e conta com profissionais altamente qualificados. Além disso, a Club Físio realiza atendimento personalizado ao público da terceira idade, atletas profissionais e amadores e atendimento domiciliar).
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário