quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Conheça o “total body training”



Conheça os benefícios do total body training e passe para os seus alunos

Devemos dividir os treinamentos ou fazer tudo no mesmo dia? Você quem sabe ainda não leu nada sobre isso e pode parecer um pouco contrassenso. Mas pode acreditar que essa é uma das perguntas que você vai ter que começar a responder dentro das academias. A nova “moda” se chama “total body training”. Nos EUA e Europa estão usando muito isso, quem sabe por influência do próprio crossfit, mas não posso afirmar isso.

Mas o que é melhor?
A primeira resposta será em forma de pergunta; O que você precisa?
Ambas as metodologias apresentam benefícios importantes para saúde da maioria das pessoas.
Mas vou definir algumas coisas; treinamento parcelado é quando fazemos 1 ou 2 grupos musculares com 3 a 4 exercícios para cada grupo treinados 1 ou 2 vezes na semana. Exemplo: peito e tríceps, pernas e ombros, costas e bíceps.

A vantagem da separação dos treinamentos por partes permite aumentar a intensidade de esforço, o que faz com que objetivos como hipertrofia possam ser alcançados de maneira mais rápida do que com outra metodologia. Para o desenvolvimento da força muscular isso se torna também importante por essa metodologia permitir alcançar mais unidades motoras.

A metodologia “total body training” é baseada em 1 exercício para cada grupo muscular sendo esses exercícios repetidos sempre que houver sessão de treinamento.

A maioria dos iniciantes é treinada pela metodologia Total Body Training, aqui no Brasil conhecemos por alternada por segmento. É uma metodologia amplamente aplicada nas academias e centros de treinamento. A vantagem é conseguir realizar mais gasto calórico sem sobrecarregar uma região específica, isso já mostra uma vantagem para gasto calórico. Aos poucos podemos incorporar atividades mais complexas como levantamentos olímpicos e desenvolvimentos que mexem com quase todos os músculos.

Existe vantagem no fato de que se você perder uma sessão de treinamento consegue mesmo assim, na próxima recuperar parte do tempo perdido. E tempo é uma coisa que podemos economizar com essa metodologia Total Body Training, pois pode realizar essa rotina 3 vezes por semana e ter um bom condicionamento neuromuscular e gasto calórico interessante.

Mas como tudo na vida existem pontos desfavoráveis com essa metodologia. A alta frequência e muitas vezes a falta de periodização podem acarretar em excesso de treinamento e lesões como tendinites em cotovelos e lesões em grandes articulações. Uma alternativa é promover uma variação de exercícios e intensidades para os diferentes dias de treinamentos. O intervalo entre os dias da semana se tornam muito importante para que tenhamos melhor recuperação muscular. Agora é só explicar para seu aluno qual a melhor estratégia para ele alcançar os objetivos que ele tanto deseja e começar a planejar as sessões de treinamento.

(Fonte: Prof. André Lopes é Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Expert do Portal da Educação Física).

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO

CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário