Praticar exercícios ao ar livre torna as pessoas 50% mais felizes do que as horas praticadas na academia. É o que aponta o último estudo realizado pela Universidade de Glasgow, na Escócia. E não é só isso: outra pesquisa, dessa vez dos Estados Unidos, mostrou que a prática ajuda a reforçar o hábito, pois quem escolhe ambientes externos declara uma maior intenção de repetir a atividade posteriormente.
A corrida, por exemplo, ainda é um dos esportes que mais conquista adeptos em todo o mundo. Apesar do cenário brasileiro econômico desfavorável, esse mercado foi um dos poucos que não foi afetado pela crise do país. No Brasil ele gera uma receita anual de R$ 3 bilhões, com crescimento de 20% ao ano. Uma modalidade que vem crescendo e atraindo público é a trail run, mais conhecida como corrida de montanha.
Para o empresário e professor de educação física, Adevan Pereira, essa prática proporciona ao atleta a interação com a natureza, unindo diversão, aventura, desafio e competitividade em um mesmo evento. “Como o percurso das competições geralmente acontece em trilhas e estradas não pavimentadas, as provas dessa modalidade exigem um melhor preparo físico e disposição. Os atletas não só têm que ser rápidos, mas precisam demonstrar uma capacidade de resistência maior”, afirma o profissional.
Pereira ressalta que os exercícios ao ar livre são excelentes alternativas para quem não gosta de se exercitar em um ambiente fechado, como a academia. “Além do prazer que o aluno encontra em se exercitar, ele desfruta de um tempo de grande contato com a natureza e consigo mesmo”.
Baiano, mas com alma carioca, o profissional está há nove anos no Rio de Janeiro e foi pioneiro na prática do circuito de praias na cidade, através da sua empresa AP Assessoria Esportiva. Além de realizar treinamentos físicos e funcionais nas areias do Leblon para um grupo de aproximadamente 180 alunos, Adevan também investe nas trails run, sua modalidade favorita, que cresce a cada dia no Brasil; nos treinos personalizados, além de preparar e condicionar equipes para as principais corridas de rua do país.
Além de se preocupar com o bem-estar e a qualidade de vida, Adevan Pereira também investe em ações em prol do meio-ambiente. “Em todas as provas que realizamos, os participantes ganham um kit corredor que, além de conter a camiseta e viseira, vem também um copo sanfonado, justamente para evitar o uso de descartáveis e acúmulo de lixo”. Outro ponto alto das competições são os atletas “vassourinhas”. Pereira explica que o último competidor é responsável por recolher todo o material de sinalização do percurso das provas, sem deixar resíduos no meio do caminho.
Responsabilidade social: Todas as provas organizadas por Adevan Pereira também proporcionam uma integração social com a comunidade local. Na etapa realizada em agosto de 2015 em Ilha Grande, por exemplo, foi promovida, após o circuito, uma corrida infantil onde as crianças da região receberam uniformes e puderam ter um dia especial, com diversão, alimentação e práticas voltadas para o incentivo à atividade física.
Adevan Pereira é professor formado em Licenciatura Plena em Educação Física, pela Universidade Católica de Salvador e especialista em Fisiologia do Exercício pela Unigranrio.
Matéria publicada no site Exame.com
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES CAXIAS DO SUL
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário