Doença cardíaca causada por problemas psicológicos tem sintomas parecidos com os do infarto.
Praticar um esporte para descarregar tensões ajuda a blindar o organismo.
Vamos tratar sobre o perigoso efeito do emocional no aparelho cardiovascular. Sabe-se que existe uma forte ligação entre depressão e bem estar mental com algumas doenças cardíacas, como uma em especial que é muito parecida com o infarto agudo do miocárdio. A chamada síndrome do coração partido-SCP (Broken Heart Sindrome-BHS), ou síndrome de tako tsubo, é uma “doença” do coração pouco conhecida e perigosa, desencadeada por situações de elevado componente emocional.
Os sintomas e sinais da síndrome do coração partido são quase semelhantes aos de um infarto comum, a diferença está nos exames, pois não se encontram obstruções das artérias coronárias por placas de gordura (os ateromas de colesterol), como seria de se esperar no caso de um infarto. O tratamento é sintomático e não ficam sequelas cardíacas. A forma anatômica do coração fica um pouco diferente da habitual e se parece com um “armadilha de caçar polvo” por isso esse nome japonês tako tsubo.
O medo é um gatilho. O risco de que o acirramento político provoque a síndrome do coração partido não é baixo, porém as explosões emocionais que aparecem aqui e acolá também podem levar a complicações de doenças prévias que estavam controladas, como hipertensão arterial, arritmias e angina/infarto do miocárdio.
A recomendação do cardiologista, sem dúvida, é descobrir o que faz você relaxar e conseguir descarregar essas tensões tão perigosas. Poderá ser tanto um esporte para o qual está preparado ou então uma atividade física que aprecie, como corridas e caminhadas. Descubra o seu foco para relaxar.
A reação de explosão positiva num esporte tem baixo risco, enquanto a depressão, sem dúvida, é mais perigosa. A depressão (mais frequente entre as mulheres) aumenta o risco de infarto em mais de 55 % comparando com os não depressivos, enquanto que a ansiedade eleva o risco em 30% (segundo tese da cardiologista Dra. Luciana Uint) comparado com não ansiosos.
Crises passam e, para não sermos atingidos patologicamente, vamos procurar o que nos faz relaxar imediatamente. Faça sua avaliação médica competente, coloque seu tênis e mão à obra! Esse é o nosso melhor, mais barato e moderno tratamento.
NABIL GHORAEYB
Doutor em Cardiologia pela FMUSP, Especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte, chefe do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do Hospital do Coração, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de ter recebido o Prêmio Jabuti de Literatura em 2000.www.cardioesporte.com.br
Doutor em Cardiologia pela FMUSP, Especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte, chefe do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e do Hospital do Coração, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia, além de ter recebido o Prêmio Jabuti de Literatura em 2000.www.cardioesporte.com.br
Matéria publicada no site Eu Atleta
TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário