segunda-feira, 25 de abril de 2016

Halter de academia possui 362 vezes mais bactérias que privada



Cerca de 70% das bactérias encontradas na análise são potencialmente perigosas.

Ao que tudo indica, existem mais preocupações dentro da academia do que repetições e tempo de descanso durante os exercícios. Aliás, esse é um inimigo invisível, mas que você já deve ter pensado sobre: bactérias. Elas estão por toda a parte. Por que na sala de musculação seria diferente?

Esse foi o raciocínio que levou o pessoal da Fit Rated, um grupo que testa e avalia dezenas de produtos de fitness, a investigar quão contaminado é o ambiente da academia. E as notícias não são nada boas.

Em parceria com o laboratório norte americano EmLab P&K, especializado em análise de bactérias e qualidade do ar, os caras percorreram 3 redes de academias distintas para coletar amostras em 27 diferentes equipamentos. O foco foi nos mais usados: bicicleta ergométrica, halter e esteira de corrida.

A avaliação determinou a quantia de células de bactéria em cada amostra. Todos os aparelhos, sem exceção, testaram positivo para espécies classificadas como cocos gram-positivas (como a streptococcus, que pode causar dezenas de infeções e até pneumonia), bastonetes gram-negativas (como a salmonella, causadora da febre tifóide) e bastonetes gram-positivos (como a Clostridium botulinum, que pode causar botulismo).

De acordo com o relatório divulgado recentemente, aquele halter que você usa na rosca concentrada possui 362 vezes mais germes que uma privada. Já a esteira de corrida (considerando os botões do painel e os apoios) tem 74 vezes mais bactérias que a torneira de um banheiro público, enquanto a bike ergométrica fica 39 vezes mais infectada que uma bandeja de comida da praça de alimentação do shopping. Uau.

Nós sabemos, é muita coisa para aceitar de primeira assim, mas pare para pensar: quantas pessoas passam pela mesma academia que você? Quantas realizam o mesmo treino ou usam o halter que você usou? Não é de surpreender.

A melhor recomendação é desinfetar os acessórios sempre que for usá-los. A maioria das redes de academia disponibilizam álcool em gel ou desinfetante na sala de musculação. Pegue uma folha de papel e limpe o halter antes de tudo. Ou, então, use uma luva fechada (daquelas que cobrem os dedos também). Evite andar descalço, tocar os olhos e boca, lave as mãos e a roupa do treino assim que possível.

Matéria publicada no site O Hall.

TAO PILATES INSTITUTO DE MEDICINA DO ESPORTE - TAO CURSOS
DR. JOEL STEINMAN - CRM 6447 - DIRETOR TÉCNICO
CURSOS TAO PILATES BLUMENAU
CURSOS TAO PILATES BRASÍLIA
CURSOS TAO PILATES CHAPECÓ
CURSOS TAO PILATES CURITIBA
CURSOS TAO PILATES FLORIANÓPOLIS
CURSOS TAO PILATES FOZ DO IGUAÇU
CURSOS TAO PILATES JOINVILLE
CURSOS TAO PILATES MARINGÁ
CURSOS TAO PILATES PORTO ALEGRE
CURSOS TAO PILATES SANTOS
CURSOS TAO PILATES SÃO PAULO
CURSOS TAO PILATES VITÓRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário